“Tenet” chegou aos cinemas de todo o mundo, arrecadando 55 milhões de dólares na semana de estreia. Em Portugal, entre 26 de Agosto e 2 de Setembro, foi visto por quase 52 mil espectadores, no melhor resultado desde “Sonic”.
Apesar da pandemia, “Tenet” e os seus 51.989 espectadores ficaram perto dos 62.744 espectadores de “Dunkirk” no verão de 2017, apesar do filme anterior de Christopher Nolan ter estreado em terceiro lugar contra “Cars 3” (97.962 espectadores) e “Baywatch” (com Dwayne Johnson e Zac Efron, 96.561 espectadores).
“Tenet” deverá aguentar bem o número de espectadores nas próximas semanas, uma vez que a competição é menor, agora que “The King’s Man” foi adiado para Fevereiro de 2021 e “Wonder Woman 1984” só estreia a 1 de Outubro. Para além de que vários espectadores estão a regressar às salas para rever o filme.
No entanto, para um público mais adolescente, a estreia do momento é “After We Collided”. Depois do primeiro filme ter sido visto por mais de 150 mil espectadores, a sequela teve um primeiro dia de estreia de 10.551 espectadores. Quase tanto como uma semana inteira de “The New Mutants” que ficou-se pelos 10.610 espectadores.
O percurso tortuoso de “The New Mutants” desde o primeiro trailer a 13 de Outubro de 2017 para uma estreia em Abril de 2018, que foi consecutivamente adiada para evitar outros blockbusters como “Deadpool 2” e “Dark Phoenix” e pela compra da 20th Century Fox por parte da Disney, acabou por culminar por uma estreia em plena pandemia contra Christopher Nolan.
No meio disto tudo, o segundo lugar das bilheteiras pertenceu a “Dreambuilders” (“A Fábrica dos Sonhos” em Portugal), uma ambiciosa animação dinamarquesa estilo “Inception” que foi vista por 10.978 pessoas no nosso país. Um muito bom resultado para uma animação europeia, mas que já a partir de 2 de setembro tem concorrência direta de “Animal Crackers”.
Noutros destaques, “Bem-Vindos a África” já levou aos cinemas mais de 50 mil pessoas e “Onward” demorou quase 100 dias de exibição a ultrapassar os 65 mil espectadores.
Para a semana analisaremos os resultados dos já mencionados “After We Collided” e “Animal Crackers”, mas também do biopic de Marie Curie, “Radioactive”.