Home Estreias Ranking da saga de Transformers

Ranking da saga de Transformers

by João Borrega

Com a chegada de Transformers: O Despertar da Feras à SkyShowtime, decidi fazer um ranking de todos os filmes que existem desta saga (incluindo este mais recente). Se estiverem com a nostalgia, podem ver ou rever todos na mesma plataforma de streaming!

7 – Transformers – Age of Extinction

Apesar de ser uma tentativa de reboot após a trilogia, “Age of Extinction” é um aglomerado de tudo o que pode correr mal num filme de Transformers. As personagens são irritantes, o enredo não faz qualquer sentido e a própria ação não passa de ruído visual, muitas das vezes incompreensível.

Numa nota positiva, os efeitos visuais continuam a ser o ponto forte comum em todas as entradas da saga.

6 – Transformers – The Last Knight

Basicamente, tudo o que foi dito sobre “Age of Extinction” se aplica a “The Last Knight”, com a diferença de que este tem a audácia de nos levar aos tempos de Rei Artur. Na realidade, o único motivo pelo qual este não está em último lugar é por ser cerca de 20 minutos mais curto que o filme anterior. Bravo!

5 – Transformers – Revenge of the Fallen

Produzido e realizado enquanto ocorria uma greve de argumentistas, “Revenge of the Fallen” começou a ser gravado antes do argumento estar finalizado. E isso é imensamente aparente ao longo do filme. Apesar do público ver um filme de Transformers para ver Transformers, Michael Bay decidiu que o necessário para o sucesso do filme é ter mais de metade do seu tempo a ser dedicado a personagens humanas que não passam de caricaturas e/ou estereótipos.

O enredo é completamente desfasado de realismo e o optimismo de estarmos a ver um bom filme morre ao fim de 20 minutos.

4 – Transformers – Dark of the Moon

Aqui finalmente temos um pouco daquilo que procuramos – Transformers. Apesar do problema com as personagens humanas ainda estarem presentes (principalmente um caso amoroso completamente desnecessário), “Dark of the Moon” tem muito mais ação e em termos de espetáculo é, de facto, visualmente ambicioso.

Os dois primeiros atos do filme são muito fracos, mas a última hora do filme é uma batalha gigante no meio de Chicago que traz um brilho no olhar a qualquer fã da saga.

3 – Transformers – Rise of the Beasts

Steven Caple Jr. oferece-nos um sólido filme de Transformers que foi completamente esquecido no meio do certame de filmes de 2023. Apesar de ser um filme que não inventa a roda, a grande melhoria relativamente aos filmes anteriores é o facto das personagens humanas serem toleráveis e criarmos imediatamente uma empatia com elas, especialmente pelo excelente Anthony Ramos.

Mais uma vez, os efeitos visuais e a ação são bastante bons e o soundtrack leva-nos diretamente para os nostálgicos anos 90.

2 – Bumblebee

Com a saída de Michael Bay da cadeira de realizador, “Bumblebee” foi ansiosamente aguardado pelos fãs – mais que não seja por mera curiosidade em saber o que seria um filme de Transformers sem Bay ao leme. E, de um modo geral, “Bumblebee” foi uma surpresa agradável em pleno Dezembro frio de 2018.

Travis Knight pega na fórmula de “E.T” e aplica eficazmente no conceito de Transformers, Não é o mais épico ou visualmente fascinante da saga, mas com uma magnética Hailee Steinfeld no papel principal e o carisma contagiante de Bumblebee, esta entrada na saga é uma vitória subtil, mas completamente impactante.

1 – Transformers

Tudo começou há 16 anos e, desde então, nunca se conseguiu superar o primeiro “Transformers”.
Não é um filme perfeito, longe disso. O estilo americanizado de Michael Bay não é agradável para todos, e as personagens humanas que habitam este filme não são agradáveis para ninguém. Mas é inegável o impacto que estes gigantes metalizados tiveram no verão de 2007. Os efeitos visuais foram revolucionários e as sequências de acção são óptimas.

Há demasiadas histórias sardinhadas dentro deste filme, demasiadas personagens secundárias que tiram muito tempo de antena aos Transformers, mas este não deixa de ser um filme que merece ser tido em conta como um dos maiores blockbusters do início do século XXI.

You may also like

Leave a Comment

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00