Os últimos destaques da 23.ª edição do MONSTRA

A 23.ª edição do MONSTRA decorre na cidade de Lisboa desde dia 7 de março e vai continuar até domingo, dia 17 de Março, a proporcionar o melhor do cinema de animação do mundo inteiro.

Sob o mote da “Liberdade de Expressão”, o corpo de programação do festival brilha também com masterclasses, painéis, exposições e cine-concertos.

Hoje, sexta-feira dia 15/03, apresenta muito cinema português, nomeadamente na sessão que contempla os filmes da Competição Vasco Granja. Na corrida, que inclui pouco mais de uma dezena de curtas, estão as estreias mundiais de “A Rapariga que Caminhava sobre a Neve”, de Bruno Carnide, e “O Estado de Alma”, de Sara Naves. Também no São Jorge e no calendário de sexta-feira, distinguem-se “O Sonho da Sultana”, de Isabel Herguera, e um momento dedicado ao país convidado do festival, a Irlanda, com “A Ganha-Pão”, de Nora Twomey (co-fundadora do estúdio Cartoon Saloon). A não perder, mas na Cinemateca, outra memória da produção irlandesa: “Quando o Vento Sopra”, clássico de 1986, de Jimmy T. Murakami.

Para o fim-de-semana, está reservada a muito aguardada Cerimónia de Encerramento da 23.ª MONSTRA. No sábado, a partir das 21h30, na sala nobre do Cinema São Jorge, esta ocasião especial vai revelar os vencedores das diferentes competições e projectar no grande ecrã “Ride”, de Paul Bush (co-produzido pelo português Abi Feijó), “Don’t Know What”, de Thomas Renoldner, e uma criação dos alunos da Escola Artística António Arroio, no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril, intitulada “À Procura dos Cinzentos”.

Depois da exibição do filme galardoado com o Prémio SPA | Vasco Granja, o convite alarga-se à Casa do Comum, no Bairro Alto, para terminar a noite em tom de festa. Da programação de 16 de Março, destacam-se ainda as longas “Tony, Shelly e a Luz Mágica”, de Filip Pošivač, e “Galinha para Linda!”, de Chiara Malta e Sébastien Laudenbach (São Jorge); a recordação de “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu (São Jorge, integrado no programa Anima CPLP); as homenagens em forma de curtas-metragens a Georges Schwizgebel (São Jorge) e a Jimmy T. Murakami (Cinema Fernando Lopes); e a sessão Pais e Filhos (Cinemateca Portuguesa).

No domingo, a edição de 2024 da MONSTRA chega oficialmente ao fim com a revisitação das películas premiadas das competições Curtas e Longas, no São Jorge.

Um dos braços fortes do festival são as masterclasses e, ainda esta semana, o realizador suíço Georges Schwizgebel fala sobre a sua abordagem à animação de curtas-metragens (quinta-feira) e o editor norte-americano Bill Kinder explica a estratégia de montar um filme do estúdio Pixar (sexta-feira). A habitual apresentação de projectos portugueses em curso, pelos vários estúdios, produtoras e autores, é outro encontro obrigatório (sexta-feira).

Até dia 17 de Março, a 23.ª edição da MONSTRA sublinha a liberdade de expressão e desperta a mente, a curiosidade e os sentidos através das múltiplas possibilidades da arte do cinema animado.

Os bilhetes estão à venda nos balcões e sites do Cinema São Jorge, da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, do Cinema City Alvalade e do Cinema Fernando Lopes.

Programação completa em www.monstrafestival.com.

Related posts

Vaiana 2 – Crítica Filme

The Wild Robot – Crítica Filme

Gladiator II – Crítica Filme