Home Cerimónias O que precisas de saber para te preparares para os Óscares 2020

O que precisas de saber para te preparares para os Óscares 2020

by The Golden Take

Juntámos algumas coisas que precisas de saber para te preparares da melhor maneira para a 92ª edição dos Óscares , como onde vai ser emitida, os nomeados e as nossas previsões e ainda algumas curiosidades!

Onde vai ser emitida a red carpet e cerimónia dos Óscares?

Se és daquelas pessoas que gosta de ver a red carpet no seu todo, desde que os teus atores e atrizes favoritos chegam, os vestidos delas e os fatos deles e também as mini entrevistas que dão enquanto a cerimónia não começa, podes contar com o E! Live From the Red Carpet que começa pelas 22h00 no Canal E! Os apresentadores serão mais uma vez  Ryan Seacrest e Giuliana Rancic.

  • O canal E! pode ser visto em:
    • MEO: E! HD: Canal 101 // E! Canal 102
    • NOS: E! Posição 56 // E! HD Posição 82
    • NOWO: E! HD: Posição 396 // E!: Posição 96
    • VODAFONE TV: E! HD: Canal 142 // E! Canal 143

Para assistires à cerimónia de entrega de prémios mais aguardada em Portugal, basta ires até aos canais FOX e FOX Movies onde também estará a ser emitida a red carpet a partir das 23h30, seguindo-se então a cerimónia a partir da 01h00.

No FOX Movies será transmitida a versão original da cerimónia, sem locução e tradução, enquanto que na FOX, poderão assistir à cerimónia com comentários em português que ficarão a cargo dos locutores da RFM Joana Cruz e Rodrigo Gomes, juntando-se Paulo Pereira a eles para os comentários na cerimónia.

Se te sentes um sortudo, podes participar ainda no passatempo que a FOX Portugal vai ter no seu Instagram às 23h30 que consiste em tirares uma fotografia à emissão da red carpet no momento em que a tua estrela preferida aparecer, e colocar no formato insta story com uma pergunta que farias a essa pessoa com a hashtag #FoxRedCarpetReporter.

Onde posso consultar os nomeados?

Esta é fácil. Basta passares no nosso artigo para descobrires todos os nomeados desta noite (e começares a preparar as tuas previsões!) – Óscares®2020: As nomeações

As nossas previsões são…

O The Golden Take também tem as suas previsões para esta grande noite. Em equipa, escolhemos quem achamos que merece levar os prémios para casa!

Melhor Filme: Grande indecisão. 1917 é o mais votado, mas os nossos corações também se dividem no Once Upon a Time in Hollywood, Joker e Parasite.

Melhor Ator Principal: Sem dúvida, Joaquin Phoenix.

Melhor Atriz Principal: Nesta categoria também não houve indecisão. Para nós, vai para Renée Zellweger.

Melhor Ator Secundário: Era inevitável… Brad Pitt.

Melhor Atriz Secundária: Embora saibamos que muito provavelmente Laura Dern vai vencer, temos esperanças na Florence Pugh e Margot Robbie.

Melhor Realizador: Unanimidade em Sam Mendes. Mas pode haver surpresas.

Melhor Filme Internacional: Parasite merece este prémio e para nós, leva-o para casa!

Melhor Filme de Animação: Almas divididas em dois grandes filmes: Klaus e Toy Story 4.

Melhor Canção Original: I’m Gonna Love Me Again, de Rocketman.

Melhor Curta-Metragem (Animação): Hair Love

Melhor Curta-Metragem (Live-action): O caso complica-se aqui novamente, com a mais votada a ser Nefta Football Club, embora todos os outros nomeados tenham sofrido um empate. Veremos quem acertou!

Melhor Fotografia/Cinematografia: 1917.

Melhor Argumento Original: Pusemos Parasite, mas também considerámos Once Upon a Time In… Hollywood.

Melhor Argumento Adaptado: Outro empate: Jojo Rabbit e Little Women.

Melhor Documentário: Temos American Factory e The Cave em cima da mesa.

Melhor Documentário Curta-Metragem: Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl).

Melhor Guarda-Roupa: Little Women foi o mais votado.

Melhor Caraterização: Bombshell!

Melhores Efeitos Visuais: Acreditamos que vai para The Lion King, mas não descuramos 1917.

Melhor Edição: Há três possíveis candidatos em cima da mesa: Ford v Ferrari, Joker e Parasite. Somos uns indecisos, é verdade.

Melhor Banda Sonora Original: Nesta não fomos: Joker de Hildur Guðnadóttir

Melhor Edição de Som: 1917

Melhor Montagem de Som: 1917

Fotografia: NOS Audiovisuais

Ainda nesta edição…

  • Atrizes nomeadas que estão em mais de um filme nomeado:
    • A Scarlett Johansson é a mais óbvia da lista, visto que está nomeada nos dois papéis que faz: como atriz principal pelo filme Marriage Story e como atriz secundária pelo papel em Jojo Rabbit. Para além disso, não nos podemos esquecer do seu papel de Black Widow no filme que está nomeado para Melhores Efeitos Visuais: Avengers: Endgame.
    • Margot Robbie tem dado cartas no cinema e isso tem resultado em algumas nomeações. Este ano, está nomeada como atriz secundária por Bombshell mas o seu outro filme onde é atriz secundária, Once Upon a Time in Hollywood, tem 10 nomeações nesta 92ª edição.
    • Laura Dern é outra atriz que para além de estar nomeada para Melhor Atriz Secundária em Marriage Story, participa no filme nomeado para a categoria principal, Little Women.
  • Atores nomeados que estão em mais de um filme nomeado:
    • Tom Hanks está nomeado pelo A Beautiful Day in the Neighorbood, porém, será sempre eternizado pelo seu papel de Woody no filme de animação nomeado, Toy Story 4.
    • Al Pacino brilhou e está nomeado para Melhor Ator Secundário em The Irishman. Porém, ele também teve um pequeno papel em Once Upon a Time in Hollywood.
    • Apesar de não estar nomeado para nada, convém realçar que Robert De Niro participa em Joker e The Irishman.
    • Brad Pitt está nas bocas do mundo com a sua nomeação para Melhor Ator Secundário em Once Upon a Time in Hollywood, contudo, o filme que protagonizou, Ad Astra, está nomeado para Melhor Mistura de Som.
    • Adam Driver conquistou os corações e a nomeação como Melhor Ator em Marriage Story mas há que lembrar o seu papel em Star Wars The Rise of Skywalker como Kylo Ren nomeado para Melhores Efeitos Visuais e nas categorias de Som.

Algumas curiosidades:

  • Estatueta

A silhueta da estatueta tão conhecida pertence ao ator mexicano Emilio Fernandez, que concordou em posar nu para Cedric Gibbons, responsável pelo desenho do Óscar em 1928. A estatueta pesa cerca de 3,8kg!

  • Recordes e não só 

Christopher Plummer foi a pessoa mais velha de sempre a vencer este prémio, com 82 anos e 75 dias em 2011 com o seu papel secundário em “Beginners”. Já Tatum O’Neal foi o mais novo, com 10 anos e 148 dias  com o seu papel em “Paper Moon”

Walt Disney é quem tem mais Óscares, 22 para sermos exatos, com 59 nomeações! Daniel Day-Lewis tem o recorde de levar três Óscares como Melhor Ator para casa, embora tenha um Óscar a menos que Katharine Hepburn que conquistou quatro prémios, sendo a atriz mais premiada de entre as duas categorias.

Já John Ford é o realizador com mais prémios (com quatro) e Kathryn Bigelow foi a primeira mulher a receber o Óscar de Melhor Realizador com o seu trabalho em The Hurt Locker.

John Williams é a pessoa (ainda viva) com mais nomeações que são nada mais nada menos do que 49 nomeações… 50 aliás, com a que tem esta noite com a Banda Sonora Original de Star Wars: The Rise of Skywalker!

A nossa querida Meryl Streep é quem tem mais nomeações nas categorias de representação com 21 nomeações (quase que tinha a 22ª este ano com Little Women!), tendo ganho apenas três Óscares com Kramer vs. Kramer (1979), Sophie’s Choice (1982), e The Iron Lady (2011).

Peter O’Toole esteve nomeado 8 vezes… mas nunca levou um prémio destes para casa, excepto em 2003 quando recebeu um prémio honorário nesta cerimónia.

Liza Minnelli é a primeira pessoa a ganhar este prémio, sendo filha de duas pessoas que também ganharam: Judy Garland e Vincente Minnelli. Relembramos que Renée Zellweger está nomeada este ano por interpretar Judy, mãe de Liza, no filme com o mesmo nome.

Três atores ganharam o Óscar pela interpretação de personagens que não proferiram uma única palavra durante todo o filme. Jane Wyman ganhou o prémio de Melhor Atriz por interpretar Belinda, uma surda muda, em “Johnny Belinda”. O outro caso foi o de Sir John Mills, pelo seu trabalho em “Ryan’s Daughter”, que lhe valeu o Oscar de Melhor Ator Secundário. Mais recentemente, Holly Hunter ganhou o Oscar de Melhor Atriz pelo seu retrato de Ada McGrath, uma muda, em “The Piano”.

Na sua curta carreira, John Cazale só participou em cinco filmes (infelizmente, o ator faleceu aos 42 anos). Porém, todos esses filmes receberam nomeações aos Oscars: “The Godfather”, “The Conversation”, “The Godfather: Part II”, “Dog Day Afternoon” e “The Deer Hunter”.

Já Marlon Brando e Robert De Niro são os únicos atores que ganharam uma estatueta por interpretar o mesmo personagem, neste caso, Vito Corleone em “The Godfather” e “The Godfather Part II”, respectivamente.

O filme The Godfather: Part II foi o pioneiro das sequelas a ganhar a categoria de Melhor Filme, sendo que outra das sequelas a vencer foi The Lord of the Rings: The Return of The King.

Por falar em Senhor dos Anéis… Sabiam que The Lord of the Rings: The Return of The King foi nomeado 11 vezes… e levou exatamente esse número de prémios para casa? No recorde de mais nomeações, também há Ben Hur, que foi nomeado para 12 categorias, Titanic que foi nomeado para 14 e levou 11 prémios e La La Land que foi nomeado para 14 categorias também!

Dois filmes empataram no recorde de nomeações, e sem uma única vitória. Tanto “The Turning Point” (1977) como “The Color Purple” (1985) receberam 11 nomeações, porém, não arrecadaram qualquer prémio.

No que toca a discursos, atualmente os vencedores têm praticamente 45 segundos para agradecer antes de serem interrompidos pela orquestra. Mas e se vos disséssemos que o discurso mais longo durou aproximadamente 6 minutos, em 1942, por Greer Garson, após vencer Melhor Atriz Principal com Mrs. Miniver? Já o discurso mais curto resumiu-se às palavras “Thank You” de Patty Duke, com 16 anos na altura (1962) quando ganhou Melhor Atriz Secundária em The Miracle Worker!

Mas também houve quem recusasse estes prémios. A primeira pessoa a fazê-lo foi Dudley Nichols. Nichols, que ganhou o Oscar na categoria de Melhor Argumento Adaptado por “The Informer”, boicotou a cerimónia de 1936 devido aos conflitos entre a Academia e a Associação dos Escritores.

Pelo retrato dramático de um general da Segunda Guerra Mundial em “Patton”, George C. Scott ganhou o Oscar de Melhor Ator. Todavia, naquele ano de 1971, Scott recusou o prémio, afirmando que a cerimónia de premiação foi “a two-hour meat parade.”

Marlon Brando também recusou seu prémio de Melhor Ator por “The Godfather”. Brando, que alegou ter recusado o Oscar num protesto contra a discriminação aos nativos americanos por parte dos EUA e de Hollywood, enviou uma senhora (que supostamente se chamava Sacheen Littlefeather) para receber a estatueta. Mais tarde, descobriu-se que o seu nome verdadeiro era Maria Cruz, uma atriz.

A cerimónia mais longa foi em 2002, durando quatro horas e 23 anos, em que Whoopi Goldberg foi a apresentadora. Mas quem detém o número recorde de apresentadores dos Óscares é Bob Hope que fê-lo 19 vezes!

Para finalizar, a selfie de Ellen Degeneres que todos conhecemos tão bem, tornou-se no tweet com mais retweets de sempre.

You may also like

Leave a Comment

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00