Home FilmesCinema O Bom Patrão: Às Vezes, É Preciso Pôr o Dedo na Balança

O Bom Patrão: Às Vezes, É Preciso Pôr o Dedo na Balança

by Tiago Marques

Fernando León de Aranoa volta a juntar-se com Javier Bardem, depois de Loving Pablo em 2017, para nos trazer uma agradável surpresa com este “O Bom Patrão”. 

Neste hilariante enredo seguimos o dono de uma fábrica de balanças ao longo da semana que antecede a entrega de um prémio para a melhor empresa da região. Blanco (Javier Bardem), o patrão, está decidido a adicionar esta conquista à sua (literal) parede de troféus e toma como missão resolver os problemas de muitos dos seus empregados para que, chegada a hora da decisão, não haja qualquer mácula no seu negócio.

As maiores forças deste filme são o argumento e a representação por parte dos atores. Aranoa, que é também o autor deste guião, cria uma história cheia de situações familiares do mundo do trabalho e das relações laborais entre a chefia e os empregados contada com um olhar satírico que, por vezes, se aproxima demasiado da realidade.

© pris.pt

Somos relaxados com a comédia deste filme e, depois de induzidos a baixar a guarda, somos confrontados com as nossas próprias perceções do que está certo e errado. O filme serve também como um teste de empatia entre a audiência e a personagem principal: à medida que os dias da semana passam e as decisões e ações de Blanco vão escalando e tornando-se cada vez mais moralmente questionáveis, o ponto em que deixamos de as compreender e passamos a questionar pode variar de espectador para espectador.

E que deleite para os olhos é ver Blanco no seu ambiente e Javier Bardem a brilhar na pele deste empresário que não olha a meios para atingir os fins. Com um estilo de humor que faz lembrar a trademark dos irmãos Coen, esta comédia distingue-se pela capacidade de humanizar as personagens e, simultaneamente, levar as situações que elas vivem a um ponto ridículo que é de chorar a rir. Também todo o elenco secundário é bastante competente em suportar este estilo de comédia, com destaque especial para Fernando Albizu e Óscar de la Fuente nos papéis de Román e José, respetivamente, que se evidenciam como o centro das atenções em várias das suas cenas.

“O Bom Patrão” é o filme candidato de Espanha ao Óscar para Melhor Filme Internacional e já está nas salas portuguesas. Recomendo sem reservas esta que é das melhores comédias que saiu no ano passado!

You may also like

Leave a Comment

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00