Home Cerimónias Netflix com destaque nas nomeações aos Golden Globes 2020

Netflix com destaque nas nomeações aos Golden Globes 2020

by João Pedro

Foram revelados os nomeados para a septuagésima sétima edição dos Golden Globe Awards. Efetivamente, a Netflix marcou uma posição de força em múltiplas categorias, primordialmente devido à nomeação de obras como “The Irishman”, “Marriage Story”, “Dolemite is My Name”, e “The Two Popes”.

Apenas no que a filmes diz respeito, a Netflix obteve dezassete nomeações aos Golden Globe Awards 2020. Este é um feito deveras impressionante, devido ao facto de não ser apenas uma longa-metragem a receber destaque. 

Na lista de nomeados, surgem The Irishman, Marriage Story, Dolemite is My Name, and The Two Popes, que conseguiram obter quatro de dez nomeações nas categorias de Melhor Filme. 

Este leque aglomerado de nomeações é, sem sombra de dúvida, uma vitória para a Netflix, ao considerar o histórico medíocre da rede de streaming na obtenção de crédito para conseguir vingar na temporada de prémios. 

Ao longo destes anos, embora tenha conseguido obter um reconhecimento consistente no que toca a séries televisivas (desde a primeira temporada de “House of Cards”), nunca nenhum dos filmes da Netflix tinha surgido nomeado na categoria de Melhor Filme nos Golden Globe Awards. 

No passado, filmes como “Mudbound”, “Roma” e “Beasts of No Nation” estiveram em destaque na temporada de prémios, mas não conseguiram nomeações de alto gabarito nos Golden Globe. Porém, este ano, algo mudou. 

Por um lado, existe um nível crescente de conforto com o reconhecimento de filmes que são lançados em plataformas de streaming. Com a HBO Max e Disney Plus a aderirem a esta tendência, os órgãos de premiação não podem continuar ignorar os filmes dos serviços de streaming apenas porque não seguem os métodos convencionais de lançamento e distribuição.

Adicionalmente, existe também o facto da Netflix estar a realizar campanhas ambiciosas que chamam a atenção da Hollywood Foreign Press Association, um órgão que tem o poder de eleger nomeados e vencedores nos Golden Globe.

Não obstante, vale também mencionar que os filmes que conseguiram atrair mais atenção, como “The Irishman” e “Marriage Story”, também estão entre os mais aclamados do ano. 

O alto nível de nomeações na edição deste ano coincidiu diretamente com o surgimento da Netflix como uma potência em termos de exibição de filmes conceituados que ressoam com os eleitores da temporada de prémios, algo que surgiu inicialmente apenas com “Roma”.

Numa outra perspectiva de análise, talvez a ausência mais surpreendente nestas nomeações aos Golden Globe Awards tenha sido a de Robert De Niro. O ator interpreta a personagem principal em “The Irishman”, filme que arrecadou cinco nomeações no total, incluindo na categoria de Melhor Filme – Drama. 

Para além dele, também Adam Sandler não surgiu homenageado pela sua performance em “Uncut Gems”, apesar de ter sido nomeado para os Critics ‘Choice Awards, e de ter sido considerado o Melhor Ator pelo National Board of Review. 

“Little Women” também não teve um desempenho propriamente risonho. O filme recebeu nomeações para a performance de Saoirse Ronan e para a banda sonora de Alexandre Desplat, mas Greta Gerwig não foi equacionada para o jogo. A cineasta não surgiu nomeada na categoria de Melhor Realização, Melhor Argumento, e também não viu o filme a singrar na categoria principal. 

De fato, mais uma vez, as senhoras foram totalmente excluídas das categorias de realização e argumento, salvo exceção de Han Jin Won, que trabalhou em “Parasite”. Curiosamente, dos dez filmes nomeados nas duas categorias de Melhor Filme, apenas “Marriage Story” e “Knives Out” contam com protagonistas femininas. 

Por fim, a Hollywood Foreign Press Association parece também não ter apreciado muito o que se fez no género do terror durante este ano, visto que Lupita Nyong’o (“Us”) e Willem Dafoe (“The Lighthouse”) ficaram de fora dos nomeados nas categorias de representação. E se é facto que apreciam musicais, também “Cats” foi ignorado de todas as categorias de destaque, tomando somente lugar no requisito de Melhor Canção Original, com “Beautiful Ghosts”. 

You may also like

Leave a Comment

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00