close
EventosMotelX

MotelX: Fica a saber o que vai acontecer nesta 13ª edição do festival

O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, ou MotelX, está de volta para mais uma edição, sendo já a sua 13ª. Já foram anunciados alguns destaques do programa e mais ainda será revelado. O festival decorre de 10 a 15 de setembro. 

O MotelX tem sido um festival de terror adorado por muitos dos fãs deste género de filmes. Este ano, o principal desafio do festival é repensar a maneira de assustar os espectadores quando assuntos como as alterações climáticas o vão fazendo diariamente, fazendo com que a premissa do evento vá ao redor da reflexão deste tema.

O grande destaque desta edição é o cabeça de cartaz Ari Aster, realizador do filme de terror mais aguardado do ano – “Midsommar” – e de “Hereditary” que vai marcar presença em Portugal. Vai ser a primeira oportunidade de se ver “Midsommar” em Portugal que é um dos filmes mais falados de 2018.

No que toca às longas metragens que vão ser exibidas ao longo do festival, destacar duas produções em português: “Na Sombra do Pai”, um filme brasileiro da realizadora Gabriela Amaral Almeida, e o filme português “Faz-me Companhia” de Gonçalo Almeida – que se sagrou vencedor do Prémio MOTELX para Melhor Curta de Terror Portuguesa em 2017 com “Thursday Night”.

Como primeiros títulos anunciados, juntamente com os dois mencionados acima, temos ainda “The Quake” que nos traz novamente a história de uma família envolvida num desastre natural, um terramoto (anteriormente tinha sido um tsunami em “The Wave”) e na lista estão também “The Lodge”, “Rabid”, “The Golden Glove”, “Nightmare Cinema”, “The Gangster, The Cop, The Devil”, um documentário chamado “Horror Noire: A History of Black Horror”, “Come to Daddy” e ainda “Memory: The Origins of Alien” que vai revelar as origens de Alien, filme de Ridley Scott.

Na secção Quarto Perdido, há slashers à portuguesa! Com a celebração dos 10 anos de recuperação de filmes de terror portugueses temos filmes como O Construtor de Anjos  e Rasganço a serem apresentados no MotelX.

Nas curtas-metragens, para se habilitarem ao Prémio MotelX, foram recebidas inúmeras candidaturas mas apenas 10 vão competir para serem a melhor curta de terror portuguesa 2019/ Méliès d’Argent. As seleccionadas foram “Canção de Embalar”, “Dig Another Grave”, “Archosargus Probatocephalus”, “Do Outro Lado”, “Erva Daninha”, “Häuschen: A Herança”, “Don’t Feed These Animals”, “Exulansis”, “Reverso” e “Feliz Natal, Sr. Monstro”.

Este ano também é especial porque o evento calha numa Sexta-Feira 13 e claro que para marcar o acontecimento vai existir uma sessão especial de “Friday the 13th”, o filme de 1980 que deu origem a franchise com 12 filmes e com um dos serial killers mais icónicos do cinema, Jason Vorhees.

Para além do documentário “Memory: The Origins of Alien”, vai ser possível também rever a obra de Ridley Scott, “Alien”, numa cópia 4K restaurada, para celebrar os 40 anos do filme.

O festival também pensa nos mais novos com a sua secção Lobo Mau. Todos os dias vão existir exibições de filmes como “O Pequeno Vampiro” e “Um Susto de Família”, ateliers, workshops criativos, peças de teatro, entre outras atividades para as crianças!

Na secção Eventos Paralelos, ao longo do festival vai acontecer o lançamento do livro “Profondo Nero: Dario Argento e Dylan Dog”, uma masterclass de efeitos especiais com os estúdios Nu Boyana Portugal (que participaram nos efeitos especiais de Hellboy), um workshop de adereços comestíveis numa demonstração apresentada pela rub-a-duckie (um dos parceiros do festival) e ainda um dos momentos altos, o Motel Quiz – uma quiz night sobre cultura pop e geek, cinema de terror e não só para testares os teus conhecimentos!

O terror começa a ser espalhado pela cidade de Lisboa com o Warm-up do MotelX de 5 a 7 de setembro com cinema ao ar livre, concertos e muito mais!

Para mais informações sobre o festival: https://www.motelx.org/

Para veres todos os trailers já disponíveis: https://www.youtube.com/user/MOTELxInternational/videos

Tags : Cinemafestival de cinemafestival de terrorfilmesfilmes de terrormotelxterror
The Golden Take

The author The Golden Take

%d bloggers like this: