Home Eventos MOTELX 2024: 1.ª Vaga de Novidades da 18.ª edição!

MOTELX 2024: 1.ª Vaga de Novidades da 18.ª edição!

by The Golden Take

A 18.ª edição do MOTELX acontece de 10 a 16 de setembro, mais uma vez no Cinema São Jorge, e estas são as primeiras novidades do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa!

A edição deste ano vai contar com a estreia nacional de três longas-metragens que são The Devil’s Bath, Exhuma e Sayara.

The Devil’s Bath, de Veronika Franz e Severin Fiala, é o mais recente filme da dupla austríaca criadora de Goodnight Mommy e The Lodge. Inspirado pelo livro científico “Suicide by Proxy in Early Modern Germany: Crime, Sin and Salvation” (de Kathy Stuart) explora os caminhos mais sombrios da mente através da personagem de Anja Plaschg, uma mulher isolada e oprimida pelas crenças religiosas e normas sociais do seu tempo. Considerado um drama histórico de terror, foi um dos títulos que mais brilhou na última Berlinale! 

Estreia-se também o sul-coreano Exhuma, a terceira longa-metragem de Jang Jae-hyun – outro realizador que se destacou na Berlinale deste ano. É um thriller sobrenatural que aborda questões de classe, tradição, religião e superstição, bem como o seu papel na história e identidade cultural da Coreia do Sul e o elenco é liderado por Choi Min-sik, a estrela do mítico Oldboy, de Park Chan-wook.

O terceiro filme desta primeira vaga é Sayara, de Can Evrenol, realizador de Baskin e Housewife, e promete um valente murro no estômago com uma resposta gory e destrutiva à violência de género que ameaça a vida das mulheres todos os dias, numa altura em que o número de femicídios e agressores por julgar ainda se sente um pouco por todo o mundo.

The Devil’s Bath

Sayara

Exhuma

 

 

 

 

 

 

 

No grande ecrã, a 18.ª edição garante o ciclo “A Bem da Nação – Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo”, com a exibição de cinco obras banidas pela censura. Um género que “colocava muitos problemas” entre distribuidores e censores era, obviamente, o terror. Nesse período de 30 anos de ditadura (1944 – 1974) estrearam nas salas nacionais apenas 23 filmes de terror, 16 foram totalmente proibidos e apenas um estreou sem cortes. Programa inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A casa oficial do cinema de terror é o Cinema São Jorge mas nesta edição o MOTELX estende-se até ao Beato Innovation District (antes Hub Criativo do Beato), onde está previsto um dos núcleos da programação Warm-Up, a mesma que antecipa o arranque oficial do Festival.

Nos dias 6 e 7 de Setembro, com o apoio da Thomann, o MOTELX e o colectivo artístico Liquid Sky levam a cabo um programa disruptivo – MOTELX AV Lab co-hosted by Liquid Sky Artistcollective – que combina música electrónica e terror através de workshops DIY de sintetizadores, jam sessions, performances e cinema underground. Músicos, realizadores, sound designers ou artistas curiosos por instalações de VJ art, sejam principiantes ou profissionais, estão convidados a participar nesta experiência dinâmica e interactiva, conduzida por alguns dos mais visionários inventores da indústria, que vão ensinar a arte de pintar paisagens e galáxias sonoras.

Por agora, estão confirmados os workshops das marcas Error Instruments (Países Baixos), orientado por Paul Tas, Freedom Enterprise (Portugal), por Pedro da Silva, e Modor Music (Bélgica), por Marcel Belmans; o workshop-performance do músico, tecnólogo e jornalista de Berlim, Peter Kirn, que vai utilizar o motor de jogo Unreal Engine para um instrumento audiovisual imersivo; e o showcase exclusivo do novíssimo sintetizador da Erica Synths (Letónia), a revelar ao público pela primeira vez no MOTELX AV Lab co-hosted by Liquid Sky Artistcollective.

Mais novidades aterrorizantes sobre a 18.ª edição são reveladas na apresentação oficial do Festival, a 15 de Julho. Fica atento/a!

You may also like

Leave a Comment

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00