Home FilmesCinemaLilo & Stitch – Crítica Filme

Lilo & Stitch – Crítica Filme

by Beatriz Silva

Lilo & Stitch é, provavelmente, um dos live-actions mais esperados deste ano — mesmo numa altura em que a aceitação deste tipo de filmes não é das melhores. A grande questão é: será que vai conquistar o público como a animação?

Para já, acho que só o marketing deste filme conseguiu logo conquistar-nos a todos. Usando outros filmes para colocar o Stitch nas bocas do mundo foi uma grande jogada e não deixou ninguém indiferente.

Tenho de confessar que não fui a tempo de rever o filme de animação antes de ir para esta nova versão, mas curiosamente até acabou por ser bom porque fui desprovida de comparações, o que fez com que apreciasse ainda mais o filme.

E não é que gostei bastante do filme? Surpreendeu-me pela forma como se manteve fiel ao filme de animação na grande maioria, apesar de algumas mudanças que não considero que tenham sido más, apenas foram decisões criativas.

Depois do trauma com os primeiros designs do Sonic, confesso que tinha algum receio. Mas ao ver o Stitch no primeiro trailer fiquei mais descansada e agora com o filme fiquei aliviada, porque tanto o Stitch como os restantes extraterrestres estão muito bem feitos, quase parecia um filme de animação 3D! Mas no que toca à nossa querida experiência 626, eles acertaram em tudo: nas expressões dele quando arranja confusão ou quando está triste, na sua fala assim meio trapalhona, os maneirismos… tudo nele deixa-nos encantados!

No caso da Lilo, a atriz escolhida para a interpretar foi Maia Kealoha que eu acho que faz um trabalho tremendo. Não sei se é o primeiro trabalho dela mas aguentou bem o peso da responsabilidade de interpretar uma personagem que é tão querida do público, seja pela sua personalidade, como pela relação que tem com a sua irmã Nani e com o seu “cão” Stitch.

Ela tem umas expressões muito engraçadas, tem atitude ao interpretar as frases mais icónicas do filme e sempre que jogava a cartada do Ohana na irmã, fazia-me chorar! Já para não falar na dinâmica incrível que teve com o Stitch no grande ecrã, o que nem sempre acaba por ser fácil uma vez que não está realmente ali aquela personagem em carne e osso.

(L-R) Maia Kealoha as Lilo, Stitch and Sydney Agudong as Nani in Disney’s live-action LILO & STITCH. Photo courtesy of Disney. © 2025 Disney Enterprises Inc. All Rights Reserved.

A banda sonora entrega-nos uma vibe já a chamar o verão e, claro, contamos com as músicas icónicas que já tão bem conhecemos. Para além disso, contamos com um easter egg maravilhoso que foi trazerem a voz original da Nani, a atriz Tia Carrere, para interpretar a assistente social neste filme, numa ligação entre o passado e presente, após 23 anos.

Não posso dizer que é o melhor live-action de todos os tempos que a Disney já fez. Mas posso dizer que é realmente um dos melhores e que me deu imensa vontade de rever tanto este filme, como o de animação (e comprar tudo o que há do Stitch, claro!).

É a prova de que dá para fazer um live-action que é fiel e que mantém a essência do original. Vão até ao cinema ver com amigos e família porque, sem dúvida, que Lilo & Stitch merece!

8/10

Related News

Leave a Comment

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00