close
CríticasFilmes

IT: Chapter Two – 27 anos depois, uma promessa por cumprir

“IT: Chapter Two” é a sequela da história dos Losers Club e do palhaço Pennywise que conhecemos em 2017, 27 anos depois. Estreia hoje nas salas de cinema portugueses.

Há dois anos, o hype para o IT era bastante, tendo em conta a summer season que estava a acontecer. Este ano o panorama não era semelhante mas o filme não deixou de ser menos esperado.

“IT: Chapter Two” começa de forma semelhante ao seu antecessor. É no decorrer dos acontecimentos desta cena inicial que Mike Hanlon (Isaiah Mustafa), um dos Losers, percebe que Pennywise regressou, vinte e sete anos depois, e decide ligar aos restantes Losers – Bill (James McAvoy), Beverly (Jessica Chastain), Eddie (James Ransone), Richie (Bill Hader), Ben (Jay Ryan) e Stanley (Andy Bean) para cumprirem a promessa que fizeram – embora nenhum se lembre do que é que se passou ao certo até regressarem à sua cidade Natal.

E como já conseguiram perceber, vai ser preciso ver o primeiro filme para conseguirem perceber este.

Photo by Brooke Palmer – © 2019 Warner Bros.

A primeira coisa que quero realçar neste filme é o quão bem escolhidos foram os atores que interpretam a versão adulta dos miúdos do primeiro filme. Conseguimos perceber claramente quem é quem sem precisarmos que eles nos digam.

E decerto que é complicado encontrar um casting que se encaixe tão na perfeição com os miúdos que tinham sido escolhidos ao ponto de a maneira como eles representaram ser o ponto de partida para a interpretação dos adultos. Já para não falar no facto de que os atores são realmente parecidos!

E mais uma vez, a personagem de Richie consegue “roubar” o spotlight ao que no primeiro filme podia ter tido mais protagonismo: Bill.

Para além destes atores, e como eu disse na crítica do primeiro filme e continuo a dizer: Bill Skarsgård é espantoso como Pennywise ao ponto de nos conseguir passar a tensão toda que fica quando ele aparece mas mesmo assim, não chegou para me assustar com o filme em geral. Eu acho que ele merece que se fale da performance dele porque quase parece que ele está mesmo à nossa frente e não dos Losers.

For 27 years, I dreamt of you. I craved you… I’ve missed you!

A segunda coisa a realçar são os efeitos visuais que estão espectaculares, assim como a maneira como Andy Muschietti faz as transições do presente para o passado que são tão subtis e parece tudo parte da mesma cena.

Por fim, falar então do realizador que conseguiu fazer dois filmes em que se sai de ambos com o mesmo sentimento: de que gostei de ver o filme, não senti as horas a passar, estava entusiasmada com o mesmo e que via certamente um capitulo 3 desta história de Stephen King. Fico animada quando uma sequela me consegue cativar tanto como os seus antecessores.

Ele conseguiu dar espaço a todas as personagens e para as suas histórias, que acho que são super importantes para o decorrer dos acontecimentos, e de uma excelente maneira fazendo as tais transições. Bem sei que para muitos poderá tornar-se um pouco longo mas a mim nem me incomodou que o filme tenha estas quase 3h porque teve uma boa construção de personagens (neste caso, uma boa continuação, porque no primeiro filme já o tinha feito bem também).

Mas vou ser sincera: sim, o filme tem mais momentos de fazer saltar a cadeira (mais ou quase tantos como o primeiro). Sim, tem cenas intensas. Mas não achei mais ou menos assustador do que o primeiro porque não achei o IT assustador nem achei este também (e não, não li o livro, infelizmente).

© 2019 Warner Bros.

Tirando isso, é um filme bastante entertaining e que também dá para rir um bocadinho, muito devido aos atores. Overall, para quem gostou do primeiro filme, deve ir ver este porque é uma boa continuação da história que começou a ser contada há dois anos.

AH! Para quem ainda vai ver o filme, preparem-se para um cameo muito especial que vai haver!

Review overview

Representação 8
Realização 8
Argumento 6.5
Fotografia 8
Banda Sonora 6.5
Efeitos Visuais 8

Summary

7.5 Rating

Tags : andy muschietticríticafilmeitit chapter twolosers clubpennywiseterror
Beatriz Silva

The author Beatriz Silva

%d bloggers like this: