Hustle transporta-nos até ao mundo do basquetebol com Adam Sandler no papel do olheiro Stanley, no novo filme da Netflix que estreia amanhã, dia 8 de junho.
Já tinhamos visto Adam Sandler a brilhar em Uncut Gems, um filme que foi aclamado pela sua representação mas também por ter ajudado a tirar da cabeça o Sandler no registo puro e duro de comédia, que estamos tão habituados a vê-lo a fazer (e bem).

HUSTLE. (L-R) Ainhoa Pillet as Lucia, Maria Botto as Paola, Juancho Hernangomez as Bo Cruz and Adam Sandler as Stanley Sugerman in Hustle. Cr. Scott Yamano/Netflix © 2022.
Hustle não é nada como Uncut Gems mas ainda assim, Adam Sandler adaptou-se muito bem ao seu papel de um olheiro de basquetebol que encontra um jogador talentoso nas ruas de Espanha e, contra tudo e contra todos, leva-o até aos Estados Unidos para que ele possa ter a sua oportunidade de entrar na NBA. E claro que este filme faz o fit perfeito com Sandler porque ele próprio é um grande fã deste desporto.
Já Juancho Hernangomez, que interpreta o jogador Bo Cruz, acaba por nos surpreender com o seu talento para o basquetebol (sendo ele jogador) mas especialmente por ter entrado tão a fundo neste papel com uma ótima química com Sandler. A relação deles é muito especial no filme e isso passa para o espetador. Há momentos mais complicados para Bo Cruz, por causa do passado da sua personagem e das condições em que está agora, que vão tornar mais difícil esta entrada na NBA.
Tenho de confessar que as minhas cenas favoritas foram, sem dúvida, todos os momentos em que ambos estavam a treinar arduamente para que este sonho acontecesse, mas também todas as cenas que envolviam mesmo os moves de basquetebol. Até podia falar das inúmeras caras de jogadores e não só conhecidas que vão aparecendo ao longo do filme mas acho que já era certamente o esperado que alguns aparecessem, daí ter focado as minhas energias na relação entre um olheiro que só queria chegar a treinador adjunto e de um rapaz que jogava nas ruas e que tem uma hipótese real de ser um jogador profissional e de mudar a sua vida de vez.

HUSTLE. (L-R) Juancho Hernangomez as Bo Cruz, Beanie Sigel as Himself and Tierra Whack as Herself in Hustle. Cr. Cassy Athena/Netflix © 2022.
O filme não tenta ser mais do que esta história inspiradora de persistência e ainda bem. Não é o próximo blockbuster da Netflix mas sim um filme simples na mensagem que quis passar, com representações sólidas, que equilibra bem o drama com uma pitada de comédia, fazendo com que duas horas passem muito bem para quem quiser ver num dia à noite ou talvez ao fim de semana em família.
[penci_review]