Quantos de nós já deram por si a olhar para o céu noturno e questionar o que estará para lá do nosso conhecimento do Universo? Quantos já se depararam a explorar livros e a internet em busca de respostas?
“Good Night Oppy”, o novo documentário da Amazon Prime Video, leva-nos numa viagem até Marte em que nos transforma em observadores próximos da missão de dois rovers (Spirit e Opportunity) e explora o planeta vermelho – uma missão que tinha uma validade de 90 dias mas que durou 15 anos.
Ver as alegrias e frustações desta equipa da NASA é fascinante e é encorajador ver como ultrapassam cada obstáculo que lhes aparece ao longo de 15 anos. E o realizador Ryan White inspira-se em “Wall-E” para fazer com que o espectador tenha uma forte ligação sentimental com dois robots em apenas 90 minutos.
À superfície, “Good Night Oppy” é um documentário sobre exploração espacial. Porém, à medida que vamos vendo o filme, percebemos que a intenção é muito mais do que isso.
“Good Night Oppy” subtilmente transforma-se um documentário sobre vida, sobre a capacidade humana de se relacionar sentimentalmente com pessoas e/ou robots, sobre luto e a inevitabilidade da inexistência. O que parece ser um simples documentário, transforma-se numa dissertação emocionante sobre a Vida.
“Good Night Oppy” merece ser visto por todos, até mesmo por quem não está inteiramente interessado por exploração espacial. É tanto uma viagem aos confins do universo como uma viagem ao mais íntimo de cada ser humano.