A Focus Features divulgou o trailer oficial de “Downton Abbey”, filme que servirá de continuação à série emitida entre 2010 e 2015. Nesta nova aventura pelo grande ecrã, boa parte do elenco original está de regresso.
“Downton Abbey”, a aclamada série em torno da família Crawley, será agora revisitada no cinema. A longa-metragem contará com a participação de Maggie Smith, Michelle Dockery, Laura Carmichael, Elizabeth McGovern, Hugh Bonneville, Jim Carter e Brendan Coyle, que regressam para interpretar os papéis que desempenharam outrora.
Julian Fellowes, o criador de “Abbey”, regressou para escrever o argumento do filme. Quanto à realização, ficou a cargo de Brian Percival, que trabalhou em quatro episódios da série.
“Downton Abbey” é ambientada numa propriedade fictícia no Yorkshire, durante os anos de 1912 e 1926. O enredo segue a vida aristocrática da família Crawley, tal como das pessoas que trabalham na propriedade da família. Desta feita, ao longo da série, alguns acontecimentos históricos acabam por afetar o percurso da família na hierarquia social britânica.
Por conseguinte, parte dos eventos descritos em “Downton Abbey” incidem em capítulos da história verídica:
- Naufrágio do Titanic (primeira temporada);
- A eclosão da Primeira Guerra Mundial, a pandemia da gripe espanhola e o escândalo Marconi (segunda temporada);
- A guerra pela independência Irlandesa que levou à formação do Estado Livre Irlandês (terceira temporada);
- O escândalo Teapot Dome (quarta temporada);
- As eleições gerais de 1923 no Reino Unido, Massacre de Jallianwala Bagh e o “Beer Hall Putsch” (quinta temporada);
- A ascensão da classe trabalhadora durante o período entre guerras e o eventual declínio da aristocracia britânica (sexta, e última, temporada).
No que toca ao filme, a história central promete incidir numa visita real do rei George V e da rainha Mary (isto é, os avós da rainha Elizabeth) a Downton.
Joanne Froggatt, a atriz que interpreta Anna, a criada de Lady Mary, afirmou o seguinte sobre a sua personagem no filme: “Ela e o Sr. Bates têm um bebé, agora com 18 meses”.
Allen Leech, o ator que interpreta Tom Branson, afirmou que vão existir cenas partilhadas por Branson e Lady Mary: “Branson e Lady Mary vão surgir juntos. Eles são uma grande equipa e, neste filme, serão mais do que nunca”.
De acordo com Michelle Dockery, por sua vez, Lady Mary apresenta agora uma vida bastante estável: “Ela e o seu segundo marido (Henry Talbot) apoiam-se um ao outro e são bons amigos. É bom ver a Mary desta maneira, ao invés da constante agitação em torno da sua vida amorosa.”, afirmou a atriz.
Em contrapartida, uma das grandes linhas emocionais da longa-metragem incide no regresso de Carson. Embora tenha deixado Downton nas mãos capazes de Thomas, uma nova história de “Downton Abbey” não seria a mesma sem a presença do homem que a soube governar tão bem.
Adicionalmente, Maggie Smith também regressou para trabalhar no filme, o que foi visto como uma surpresa visto que, no término da série, a atriz deu a entender que não pretendia voltar a interpretar Violet Crawley.
No filme, Smith contracena com Imelda Staunton (a atriz que interpretou Dolores Umbridge em “Harry Potter”) que, embora não tenha participado na série, é uma das novas caras nesta longa metragem. Para além de Staunton, outros acréscimos ao elenco incluem nomes como Geraldine James, Simon Jones, David Haig, Tuppence Middleton, Kate Phillips, Stephen Campbell Moore e Max Brown.
“Downton Abbey” tem estreia marcada para o dia 19 de Setembro de 2019 nas salas de cinema em Portugal.