“Uma Guerra Pessoal” (Private War) é um drama biográfico que conta a história de vida da repórter Marie Colvin, interpretada por Rosamund Pike. Esteve nomeado para dois Golden Globes, sendo um deles para Melhor Atriz e se não viste o filme na altura da sua estreia, não tens de esperar mais porque o mesmo vai ter a sua estreia exclusiva no TVCine 1, dia 5 de outubro (sábado) às 21h30.
Marie Colvin foi uma correspondente de guerra famosa que esteve nas linhas da frente de conflitos de todo o mundo. Foi atingida por uma granada no Sri Lanka e, desde então, passou a usar uma pala sobre o olho. Por querer mostrar ao mundo o “verdadeiro preço da guerra”, encontrou-se com o fotógrafo Paul Conroy e embarcaram na aventura de expor o conflito armado da Síria.
Mas chega a altura em que ser uma jornalista que luta pela verdade começa a afetar a sua vida pessoal. Colvin morreu em fevereiro de 2012, ao serviço do jornal britânico The Sunday Times, num bombardeamento do exército sírio contra um edificio usado pela imprensa na cidade de Homs. Consigo estava o fotojornalista francês Rémi Ochlik, 28 anos.
No mesmo ano morreram mais de duas dezenas de repórteres na Síria ao tentarem mostrar ao mundo as consequências do conflito.
O filme conta também com Tom Hollander, Jérémie Laheurte, Jamie Dornan e Stanley Tucci nos papéis principais e baseia-se no artigo publicado em 2012 pela jornalista Marie Brenner, intitulado de “Marie Colvin’s Private War”, daí também o nome do filme. Matthew Heineman ficou encarregue da realização e Arash Amel do argumento.
O filme volta a repetir no dia 15 de outubro (terça-feira) às 21h30, no TVCine 1.
Boa sessão!