Disclaimer: não estão por ordem de qualidade
1 – The Shining
Uma família é convidada a passar uma temporada num hotel isolado chamado Hotel Overlook. O chefe de família, Jack Torrance, acha que é uma oportunidade única para escrever o seu livro. Mas à medida que o tempo passa, situações estranhas vão acontecendo, principalmente com Jack que começa a ter atitudes suspeitas.
O hotel tem apenas uma regra: Não entrar no quarto 237, algo que Jack quebra, ficando alterado psicologicamente.
“Supostamente, esta ideia surgiu a King devido ao facto de ter ficado hospedado no quarto número 217, do Stanley Hotel. No entanto, o filme de Kubrick foi parcialmente filmado num hotel verídico, o Timberline Lodge. Desta feita, foi solicitado que o cineasta alterasse o número do quarto – de 217 para 237 – porque os proprietários temiam perder futuras reservas se os hóspedes fossem convidados a ficar num “quarto assombrado”.” – podem ler mais em “The Shining”: King é espiritual, Kubrick é psicológico.
2- IT
Um grupo de amigos composto por Bill, Richie, Eddie, Stanley, Mike, Ben e Beverly – apelidados de Losers – tentam descobrir a causa dos desaparecimentos de crianças na sua terra Derry (Maine). Mais tarde, descobrem que a causa é um palhaço que se intitula de Pennywise, que surge de 27 em 27 anos, vive no esgoto e alimenta-se de crianças.
27 anos mais tarde, o clube Losers volta a encontrar-se na sua terra para acabar de vez com esta ameaça em “IT: Chapter Two”. Ambos os filmes são inspirados na obra do mesmo nome de Stephen King e ainda existe o filme de 1990 com o mesmo nome.
Em 1973, William Friedkin efetuou a adaptação cinematográfica de “The Exorcist”, obra de William Peter Blatty.
A história gira em torno de Regan, a filha de doze anos de Chris MacNeil, uma actriz que reside em Washington D.C. A criança aparenta estar possuída por um demónio ancestral e cabe a dois padres a dura tarefa de o exorcizar, arriscando a sanidade e a própria vida.
O livro de William Blatty foi inspirado numa história verídica, isto é, no suposto exorcismo a que um rapaz de 14 anos teve de ser submetido em Mount Rainier, Maryland, EUA. Blatty leu uma reportagem sobre o rapaz, cuja família optou por contratar os serviços de um padre, visto que os métodos da medicina convencional não apresentavam resultados positivos em relação aos vários sintomas apresentados.
Ao longo dos anos, “The Exorcist” consolidou o estatuto de clássico no cinema, e é considerado um dos maiores filme de terror entre gerações. O filme foi nomeado a 10 Óscares da Academia, dos quais arrecadou 2 prémios – Melhor Argumento Adaptado e Melhor Mixagem de Som.
4 – Psycho
Depois de uma longa viagem e de um desfalque feito na imobiliário onde trabalhava, Marion Crane (Janet Leigh) chega a um motel gerido por Norman Bates, em riscos de fechar portas. Mas quando Marion decide ir tomar banho, acontece uma das cenas mais famosas e aterradoras do cinema de terror.
O filme é um dos mais conhecidos de Alfred Hitchcock, e foi gravado em poucas semanas com orçamento reduzido e apenas com uma equipa de televisão.
Ainda assim, a obra foi nomeada para 4 Óscares entre eles o de Melhor Atriz Secundária com Janet Leight e de Melhor Realizador.
Vai passar no TVCine 2, dia 28 de novembro, quinta-feira, às 22h00.
5 – The Conjuring
A saga The Conjuring transporta-nos para as aventuras do casal Ed and Lorraine Warren, que ficaram mundialmente conhecidos pelas suas palestras onde mostravam vídeos de exorcismos e casos paranormais.
Durante uma dessas palestras o casal é abordado por Carolyn Perron, que quer mostrar ao casal que existe uma presença maléfica na sua casa.
The Conjuring teve direito a uma sequela, que, ao contrário do habitual, consegue ser em vários aspectos melhor que o original. Deste universo fazem também parte os spinoffs “Anabelle” ( que já conta com 3 filmes); “The Nun” (que não fez jus às expectativas criadas pela aparição da personagem em “The Conjuring 2”); “The Curse of La Llorona” e “The Crooked Man” (que também fez a sua primeira aparição em “The Conjuring 2” e que neste momento está na fase de pré-produção)
“The Conjuring 3” tem estreia marcada para setembro de 2020 e será o primeiro sem o realizador James Wan.
Crítica a Annabelle Comes Home: Mais do que um regresso a casa, é um regresso ao rumo certo
6- A Quiet Place
Em 2020, criaturas extraterrestres sem visão invadem o planeta, utilizando a ecolocalização para caçar seres humanos. O filme passa a seguir a família Abbott, que passa a viver em silêncio absoluto, comunicando via linguagem gestual.
John Krasinski é o protagonista e partilha o ecrã com a sua esposa (também na vida real) Emily Blunt. Foi muito aclamado pela crítica, especialmente por John Krasinski ter também assumido a cadeira da realização e do argumento, juntamente com Bryan Woods e Scott Beck.
Conseguiu a nomeação para o Óscar de Melhor Edição de Som e a sequela já tem data prevista para 15 de maio de 2020.
Podem ler a crítica aqui a “A Quiet Place”: Um silêncio ensurdecedor
7- The Blair Witch Project
Decorria o mês de Outubro de 1994, quando um grupo de 3 estudantes parte em direcção a Burkittsville, Marlyland, com o intuito de criarem um documentário sobre a lenda de Blair Witch.
Ao chegarem ao local vários habitantes contam a história de Rustin Parr, que na década de 40 sequestrou e matou sete crianças, supostamente por ordem da malograda bruxa.
Fascinados com estas histórias, os 3 jovens decidem, após passarem uma noite no hotel, embarcar numa expedição pela floresta em busca de respostas. A caminho, os jovens são alertados por locais que a floresta de Burkittsville é mesmo um local assombrado, algo que não os demoveu de acamparem lá.
Após a primeira noite, nada voltou a ser como antes, fazendo com que o grupo lute desesperadamente pela sobrevivência e sobretudo para manter a sua lucidez intacta.
Esta longa-metragem marcou o panorama de filmes de terror por ser o primeiro grande êxito gravado no estilo found footage e ter métodos de gravação pouco ortodoxos com os actores, fazendo com que estes exprimissem verdadeiro medo perante as câmaras.
8 – A Nightmare on Elm Street
No início dos anos 80, várias crianças foram assassinadas por Fred Krueger, utilizando uma luva com lâminas agarradas aos dedos. Mas quando o juiz decide soltar Krueger, um grupo de pais cujos filhos foram aterrorizados e mortos, fazem justiça pelas próprias mãos e queimam Freddy.
Anos depois, as crianças desses mesmos pais começam a sonhar com a mesma coisa: um homem queimado e com luvas que contém lâminas, ou seja, o fantasma de Freddy Krueger.
9 – Saw
O primeiro filme do Saw, incluía o médico Dr. Lawrence Gordon e o fotógrafo Adam Stanheight que acordam num wc imundo, com um corpo de um homem no meio deles que têm um revólver e uma cassete. Mais tarde, descobrem que foram raptados pelo serial killer Jigsaw.
Depois desse filme, já existiram mais 7 filmes da mesma saga, tendo o último estreado em 2017. Foi criado pelo realizador de “The Conjuring”, James Wan e por Leigh Whannell.
Está previsto o nono capítulo desta saga, chamado “The Organ Donor”, que vai contar com Chris Rock como actor, produtor e co-argumentista. O elenco conta também com Samuel L. Jackson, Max Minghella e Marisol Nichols
10 – Halloween
Em 1963, na noite de Halloween, Michael Myers, com apenas 6 anos e mascarado de palhaço, assassina a sua irmã mais velha Judy com uma faca de cozinha. 15 anos volvidos, Myers escapa do hospício onde foi colocado após esse acontecimento e volta à sua terra, Haddonfield, com um macacão e uma máscara de Halloween, para perseguir Laurie Strode.
Em 2018 saiu o 11º filme desta saga e ainda estão previstas existir mais duas sequelas: “Halloween Kills” e “Halloween Ends”, contando mais uma vez com Jamie Lee Curtis .