Depois de inúmeros crossovers entre algumas séries, Crisis on Infinite Earths é capaz de ser o Avengers: Endgame das séries da DC visto que vai juntar ainda mais personagens às que já estamos habituados.
Mas o que é que já se sabe sobre este crossover?
1- Programação:
Em Agosto, foi confirmado pela The CW que o crossover vai começar no episódio de Supergirl (8 de dezembro). Posteriormente vai continuar em Batwoman (9 de dezembro), seguindo para The Flash (dia 10). No dia 14 de janeiro, depois de uma pausa, é retomada a história em Arrow e no mesmo dia ainda em Legends of Tomorrow.
Em Portugal, o crossover vai começar na segunda-feira, dia 10 de dezembro, com Supergirl na Netflix e no mesmo dia com Batwoman na HBO. O terceiro episódio é exibido na quarta-feira, dia 12, com The Flash novamente na Netflix. Em janeiro, será mais complicado, visto que as últimas temporadas de Arrow e Legends of Tomorrow não estão disponíveis ainda na Netflix.
Sabe-se ainda que em Arrow, o episódio dedicado ao crossover vai ser o oitavo, a dois episódios da última temporada e consequentemente desta série terminar.
2- A história
Este crossover partilha o nome com um dos mais icónicos comics da DC. Publicado em 1985 e escrito por Marv Wolfman, ele conta a história de como os super heróis e vilões se juntam para lutar com o grande vilão, o Anti-Monitor, que pretende apagar o multiverso inteiro da existência.
Já sairam também as sinopses dos três primeiros episódios deste crossover referente a Supergirl, Batwoman e The Flash.
Supergirl:
“O Monitor envia Harbinger para juntar os maiores heróis de vários mundos – Supergirl, The Flash, Green Arrow, Batwoman, White Canary, The Atom, e Superhomem para se prepararem para a crise iminente. Com os seus mundos em perigo, os super heróis vestem-se para a batalha enquanto J’onn e Alex recrutam Lena para ajudá-los a encontrar uma maneira de salvar as pessoas da Terra-38”
Batwoman:
“O grupo usa a invenção de Ray para encontrar novos recrutas para ajudar a salvar o universo. O Monitor envia Iris, Clark e Lois numa busca a um Kryptoniano misterioso enquanto Kate e Kara vão tentar encontrar Bruce Wayne. Para além disto, Mia desafia Sara, Rory descobre um talento escondido e Lex Luthor regressa. “
The Flash
“Pariah recruta Black Lightning para ajudar a parar o Anti-Monitor, após o Flash-90 ter partilhado o que aprendeu da sua batalha em Elseworlds. Com a ajuda de Black Lightning, Barry, Cisco e Killer Frost têm um plano que os pode ajudar a salvar a todos. Entretanto, Iris tem uma conversa intima com Ryan Choi, enquanto Oliver e Diggle regressam para um território antigo e familiar.”
Para veres um pouco do que se vai passar neste Crisis on Infinite Earths, espreita o trailer final aqui abaixo.
3 – Participantes de “Crisis on Infinite Earths”
Com o trailer já temos uma ideia certa de quem são as personagens que vão fazer parte deste grande evento. Para além dos participantes regulares Arrow, Supergirl, The Flash e Legends of Tomorrow, Batwoman junta-se à ação sendo a nova série da DC.
Brandon Routh, que entra em Legends of Tomorrow como Ray (e que já entrou em Arrow), vai interpretar o Superman neste crossover. Pelo menos um deles. Sim, porque Tyler Hoechlin, que interpreta esta personagem na série Supergirl, também vai entrar nesta história. De recordar que Routh já interpretou o Homem de Ferro no filme de 2006, Superman Returns, o que até é um bom toque.
Para acompanhar Tyler, também Elizabeth Tulloch vai regressar como Lois Lane, depois do crossover de Elseworlds. Possivelmente, poderemos vir a conhecer o filho dela e de Clark Kent (de Tyler).
Mas não é tudo,. Tom Welling e Erica Durance, o Clark Kent e Lois Lane de Smallville, também vão fazer parte, mostrando o que as suas personagens andaram a fazer desde que a sua série terminou. Durance vai ainda interpretar a mãe de Kara em Supergirl e Jon Cryer, que interpreta Lex Luthor nesta série, também fará parte do elenco.
Apresentando mais personagens, já conhecemos dos últimos episódios de The Flash a personagem do Monitor, interpretado por LaMonica Garrett. Mas neste crossover, o ator vai interpretar o Anti-Monitor, irmão de Monitor, que é o maior vilão desta crise nas terras infinitas.
Pegando em personagens já conhecidas do público, Tom Cavanagh, que já fez de várias versões do Dr. Harrison Wells (com nomes diferentes), vai ter um novo papel também. Neste crossover vai ser Pariah, uma personagem já conhecida dos comics sobre este evento, que trabalha com o vilão.
No trailer percebemos que vamos ter a participação de Black Lightning com o ator Cress Williams a aparecer em The Flash e Legends.
O mar de personagens não termina e não nos podemos esquecer da confirmação de Kevin Conroy, que deu voz ao Cavaleiro das Trevas em Batman: The Animated Series e que agora foi escolhido para interpretar Bruce Wayne em Batwoman.
A mulher de Diggle, Lyla, funcionária da Argus, vai interpretar Harbinger, uma personagem com destaque nos comics. Na crise original, ela também tem o nome de Lyle mas foi criada pelo Monitor e trabalhou com ele para impedir a calamidade que se aproxima.
Há ainda a probabilidade de existirem os cameos de Ashley Scott como Huntress, de Johnathon Schaech como Jonah Hex e ainda de Osric Chau como Ryan Choi, uma nova versão de The Atom.
4- O que podemos esperar
Pode acontecer que vejamos um dos super heróis a morrer. Nos comics, são Supergirl e Flash que têm esse destino, e para todos os efeitos, os episódios até agora revelam que o segundo terá de morrer para salvar os mundos.
Porém, a única série que irá chegar ao fim com este crossover será Arrow. Para além disso, no final da temporada 7, descobrimos que Oliver fez um acordo com o Monitor em Elseworlds, que lhe disse que a crise ia tirar-lhe a vida para que Barry e Kara possam sobreviver, existindo flash forwards da campa de Oliver com a data de 2019.
5- Análise dos episódios {Em atualização]
Supergirl: Hour One
Batwoman: Hour Two
The Flash: Hour Three