Home FilmesCinema Calendário do Advento: 24 filmes para veres neste Natal

Calendário do Advento: 24 filmes para veres neste Natal

by The Golden Take

A equipa do The Golden Take reuniu-se para te trazer um calendário do advento de filmes! Todos os dias, até dia 24 de dezembro, vamos ter um novo filme que não podes deixar de ver neste Natal sozinho ou com a família! Espreita os 24 filmes que temos para ti:

CALENDÁRIO DO ADVENTO

1- Charlie and the Chocolate Factory

Natal é sinónimo de magia e…chocolates! Chocolates de todas as formas e preparados ao gosto de cada um, seja quente, com natas, ou mesmo simples. Como tal, não poderia faltar a magia e a doçura de um clássico de Tim Burton que nos presenteia com o mundo do incrível Willy Wonka (representado pelo magnífico Johnny Depp), um excêntrico proprietário de uma fábrica de chocolate, que está sem movimento há mais de 15 anos.

O “chocolatier” decide dar vida à fábrica e promove um concurso para escolher um herdeiro para conseguir manter o seu império de doçura. Nesta época especial, seja pela manhã, tarde, ou noite, este é um filme que faz juntar não cinco crianças, mas toda a família, que tal como Charlie, se vão fascinar pelo mundo do mágico do “chocolatier” e pela sua peculiar personalidade.

(Catarina Seixas)

2- A Christmas Carol

Esta época especial é feita de contos. Quem é que resiste a histórias sobre o Natal? E se forem contos que nos fazem imaginar de como seria o Natal se não houvesse espirito natalício? Não conseguimos imaginar tal situação, mas Robert Zemeckis transmite-te-o na perfeição, quando nos traz uma história de um velho que não acredita na magia do Natal e na véspera recebe a visita de três fantasmas: do Natal Passado, Presente e Futuro.

Para esta aventura gelada não se esqueçam do kit salva corações: mantas, chá (ou leite, ou chocolate quente, e bolinhos) e preparem-se, porque no final tem de haver tempo para refletir sobre a moral deste conto. Se há coisa que o Natal nos faz é pensar em várias situações do dia-a-dia, de como podem impedir-nos de sermos felizes, assim como quem nos rodeia.

(Catarina Seixas)

3- Die Hard

Die Hard é um milagre de Natal. Um argumento completamente original e imprevisível, diálogo afiado de personagens humanas credíveis, e um sentido rítmico e crescente de tensão que atinge o êxtase com plena classe.

É um filme de ação que brilha entre os seus compatriotas modernos: nunca se torna exacerbado e descontrolado, e o seu enredo intocável nunca exibe falhas. Enquanto outros se encostam a grandes sequências de efeitos a computador e expetativas ridiculamente altas, Die Hard mantém a ação apertada e expressiva. Ah, e é passado no Natal.

(Miguel Pereira)

4- Holidate

Natal é sinónimo de encontros felizes, mas também pode ser sinónimo de amores e desamores. Assim como todos os feriados. Emma Roberts encontra-se e desencontra-se com Luke Bracey nesta comédia romântica sobre datas especiais e solidão. Num ano atípico, a Netflix presenteia-nos com um feel good movie que, embora clichê é o suficiente para nos manter entretidos durante hora e meia e ainda dar umas gargalhadas. Holidate é a comédia deste natal, já arranjaram o vosso feripar?

(Inês Retorta)

5- Little Women

O abraço quente que Greta Gerwig nos dá com Little Women é nada mais que mágico. Até ao balde de água fria que nos é despejado em cima. Aí, encharcados e a tremer, todo o elenco de Little Women (com especial carinho para a Florence Pugh) abre-nos a porta da casa March, onde somos recebidos de novo com todo o carinho e comforto que o filme exsuda. O abraço quente torna-se ainda reconfortante. É impossível não esboçar um sorriso.

(Miguel Pereira)

6- (Saga) Indiana Jones

Vivemos num país em que o Natal é sinónimo de grandes filmes a passarem em canais generalistas, quase sempre repetidos… um desses casos é a saga Indiana Jones mas, ao contrário de muitos, a sua repetição é sempre bem vinda!

O caso não é para menos, apesar de não ter qualquer referência ao Natal, as aventuras do arqueólogo mais famoso do cinema conseguem sempre atrair a família inteira para o sofá. Esta atração para voltar a ver pela milésima vez o mesmo filme é sinal que a obra em questão é quase perfeita e mesmo com o passar dos anos transmite a mesma magia como se o estivéssemos a ver pela primeira vez.

Com uma história que cativa todas as idades, torna-se fácil entender o porquê de ser uma escolha evidente para a época natalícia. É quase impossível encontrar alguém que não goste de Indiana Jones e isto é o que o torna mágico!

(Ivo Gonçalves)

7- Home Alone

Cada vez que pensamos em Natal existem certos filmes/sagas que entendemos como clássicas por estarmos habituados a terem destaque nesta época. Home Alone é uma destas sagas que nos permite dar uma boas gargalhadas, assim como, transmitir um sentimento de leveza e de reunião em família como a época natalícia pretende. Os filmes conta a história de um pequeno rapazinho que é deixado em casa sozinho pelos seus pais erroneamente e que descobre que dois ladrões – não muito inteligentes – planeam um assalto à sua casa, tendo ele de evitar isto, arquitetando diversos planos. É uma saga excelente para se ver quando queremos relaxar nestes dias frios em que o espírito natalício anda no ar e que promete umas boas gargalhadas, mesmo que a estejamos a rever pela milésima vez.

8- The Revenant

Natal é uma época de família, de convívio e de sonhos. No entanto, se procura uma opção diferente para esta altura, The Revenant não o irá, certamente, deixar indiferente, até por que se toda a gente preferisse o azul, o que seria do Bourdeaux? O filme conta a história de Hugh Glass, um caçador de peles que se vê obrigado a lutar pela sobrevivência após ser deixado ao seu destino pelo homem que matou o seu filho. Brilhantemente dirigido por Alejandro Iñárritu, The Revenant conta ainda com um trabalho notável a nível de fotografia. Juntando a isto um elenco perfeitamente adequado às necessidades do filme, com Leonardo DiCaprio como ponta de lança, reúnem-se todos os ingredientes para cinema do mais alto calibre. Se não se sente em casa com os típicos filmes de Natal, The Revenant é uma excelente alternativa para passar um serão bem quentinho junto da sua família.

(Francisco Barreira)

9- Batman

Os filmes de Tim Burton sempre tiveram o condão de transportar-nos para um mundo gótico e diferente de tudo aquilo que vimos no cinema. Foi com alguma surpresa que a Warner anunciou em 1989 que o realizador teria a hercúlea responsabilidade de dar vida ao vigilante de Gotham, visto que a última aparição de Batman na televisão tinham sido as séries de Adam West… Batman bateu todos os recordes e desbravou caminho para todos os filmes de super-heróis que viriam a seguir, pois elevou-os a patamares nunca antes conseguidos e tornando-os “sérios”.

Batman é um filme ideal para ver numa noite de inverno chuvosa, daqueles que não apetece sair do sofá! Tem tudo o que um filme deve ter, acção, comédia e uma narrativa cativante sem ser demasiado profunda mas extremamente eficaz. Contudo o expoente máximo de um natal à Tim Burton (na vida real) é a sequela de Batman, Batman Returns!

Apesar de não ser tão grandiosa como o original, o filme consegue abraçar a época onde se desenrola, temos um cenário repleto de neve, uma árvore de Natal gigantesca, personagens circenses, patinhos de banheira gigantes, comboios de natal…que raptam crianças e até pinguins verdadeiros com mísseis! Além destes pergaminhos natalícios o filme tem um elenco de luxo que nos consegue cativar ao longo dos 130 minutos de duração. Batman Returns deveria ser uma escolha óbvia, tal como Die Hard, para todas as listas de filmes de Natal!

(Ivo Gonçalves)

10 – Love Actually

Love Actually é o filme ideal para nos fazer lembrar de algumas coisas essenciais nesta época natalícia. Ensina-nos a valorizar os pequenos momentos e as pessoas de quem gostamos mais, a nunca deixar por dizer o que sentimos e a dar o passo em frente mesmo quando o medo fala mais alto. É um filme que não só desperta o espírito que há em ti, como também o lado mais romântico e como tal, faz dele o filme perfeito para ver sozinho (e derramar umas quantas lágrimas) ou para ver com quem mais amamos! A magia do amor e do Natal fica oficialmente no ar com… o Amor Acontece. Nem que seja porque também se fala um pouco de português por lá!

(Beatriz Silva)

11- Chocolat

Amargo, doce, com leite ou sem leite? Com avelãs ou com amêndoas? Eis a questão! Apreciar chocolate parece ser uma tarefa fácil, mas é ao vermos o filme “Chocolat”, um romance muito doce que gira em torno do chocolate, que percebemos que o seu fabrico é uma arte que tem muito que se lhe diga! E como é Natal, acreditamos que esta pasta tentadora, feita de cacau, açúcar, e por vezes de outras especiarias, ganha aqui muitos pontos na vossa consideração e, claro, estará presente em todas as sobremesas de Natal (ou pelo menos na grande maioria). Ainda acerca do luxo que é desfrutar do seu sabor intenso, vamos voltar atrás no tempo e situarmo-nos no Inverno de 1959, em que uma mulher elegante, misteriosa e muito especial, interpretada por Juliette Binoche, chega com a sua filha a uma pequena e conservadora cidade de Lansquenet, em França, e abre a sua própria loja de chocolates em plena época de Páscoa e os seus doces começam a despertar curiosidade, esperanças e inesperadas emoções à população. O romance paira no ar, mas será que todos se vão render aos tentadores chocolates? É uma questão que deixamos em aberto para quem optar por ver este filme, que desafia a tradição de uma comunidade com “moral e bons costumes”.

(Catarina Seixas)

12- Gremlins

“Gremlins” começa com uma ação repleta de ternura – um pai que, pela época do Natal, decide comprar um adorável Mogwai ao filho. No entanto, para acolher esta espécie invulgar, há que respeitar um conjunto de regras muito rígidas. Se os passos não forem seguidos magistralmente, as consequências podem ser catastróficas. “Gremlins” é um clássico. Para aquecer o coração dos que mais gostamos, não precisamos de comprar presentes incríveis, bastar estarmos presentes de alguma forma pelo resto do ano e proporcionarmos o amor de que necessitam. No entanto, o Mogwai estará sempre à espera de um lar para pôr o pessoal de cabelos em pé!

(João Pedro)

13- E.T.

A importância da tolerância, compaixão e compreensão. Propositadamente, “E.T.” pede ao público que aceite o que é alternativo ou pareça diferente, e, desta feita, pretende descartar a avaliação com base em aparências. Pelo contrário, ET e Elliott desenvolvem uma simbiose e, assim, passam a compreender os sentimentos um do outro. Por conseguinte, prevalece o que é, a meu ver, o mais importante deste filme. Não importa o quão diferente ou estranho alguém possa parecer, até porque, ao fim ao cabo, carregamos todos sentimentos a pulsar no coração. Desta feita, “E.T.” é uma obra proponderante para vermos numa época de paz e alegria.

(João Pedro)

14- (Saga) Harry Potter

Qualquer filme do Harry Potter é perfeito para se ver mais do que uma vez, seja em que altura do ano for. Mas sem dúvida que é especial começar uma maratona de HP com o espírito natalício e claro, com a família, um sofá e uma manta. A magia de Harry Potter e de Hogwarts é algo que no Natal faz todo o sentido, especialmente no primeiro filme em que vemos Harry e Ron a abrir as prendas de Natal super entusiasmados (mais o harry por ter uma prenda) do que propriamente o Ron que já sabe que tem a bela camisola de lã dos Weasley! Para além disso, há melhor do que vermos três feiticeiros super amigos a meterem-se em apuros?  E bem que precisamos de um pouco de magia na nossa vida agora.

(Beatriz Silva)

15- How The Grinch Stole Christmas

The Grinch é o filme perfeito de natal, mesmo anti-natal. A personagem interpretada por Jim Carrey é um doce de pessoa, “a bad banana with a greasy black peel”, que tanto odeia o natal que precisa da ajuda de uma pequena Cindy Lou para sentir a alegria das festas. Esta adaptação da popular história de Dr. Seuss não tem como não agradar a toda a família: tem música, cor, alegria e uma pitada de moral no fim. É por isso que o Grinch tem de fazer parte do teu Natal!

(Inês Retorta)

16 – The Holiday

Uma vez que o espírito de Natal exige coisas leves, o mesmo raciocínio podemos levar para ver filmes, querendo-se que esta seja uma época feliz. Como tal, nunca falha, quanto a estas características, ver uma comédia romântica e nada melhor do que “The Holiday”.
Com Kate Winslet e Cameron Diaz, este conta a história de 2 mulheres que habitam em pontos diferentes do planeta e que, a certo momento, se encontram pela Internet e resolvem trocar de casas para passar o Natal. Além de se passar na altura do Natal, este promete algumas gargalhadas e algum conforto, sendo ótimo para se ver no sofá à lareira ou com uma manta!

(Rita Reis) 

17- Krampus

Quem já está farto dos filmes de Natal sempre iguais, com a mesma estrutura e execução? Aposto que até o Pai Natal está enjoado destes filmes. “Krampus” é uma excelente aposta alternativa para esta época festiva. Tão divertido como aterrador, esta história de um oposto de Pai Natal tão presente no folclore nórdico é um excelente antídoto para os filmes de Natal enfadonhos que tanto nos queixamos. Mas não nos podemos queixar muito, porque Krampus pode aparecer em nossa casa.

(João Borrega)

18- It’s a Wonderful Life

O que há para se dizer sobre “It´s a Wonderful Life” que ainda não foi dito? Estreou em 1946 e continua tão actual como naquela altura. É uma história clássica, tão bem realizada por Frank Capra e interpretada pelo incomparável James Stewart. É mágico, é comovente, é emocionante e tem carradas de espiríto natalício para despejar sobre nós. Já não se fazem filmes natalícios assim, mas não faz mal – desde que tenhamos “It´s a Wonderful Time”, não precisamos de outro.

(João Borrega)

19- Tokyo Godfathers

Tokyo Godfathers é um conto de Natal ao estilo de Satoshi Kon: um grupo de personagens excêntricas vê-se envolvido numa aventura contada a um ritmo eletrizante durante a noite mais mágica do ano. Os protagonistas desta história são três sem-abrigo que encontram um bebé no meio do lixo e decidem devolver a criança aos seus pais e perceber porque é que estes a abandonaram. Ao percorrerem as ruas da capital nipónica o nosso trio passa pelos mais diversos ambientes, conhecem todo o tipo de pessoas e aprendem o que é que a amizade, a família e o amor significam para cada um deles. Munido de um estilo de animação delicado e sincero este filme é perfeito para ver durante a época das festas, sozinhos ou acompanhados, para rir ou para chorar mas, sobretudo, para experienciar esta história sobre encontrar compaixão e empatia onde menos se espera.

(Tiago Marques)

20-  Edward Scissorhands

Em Eduardo Mãos de Tesoura, encontramos a magia do imaginário de Tim Burton. O argumento simples, no entanto enternecedor, fica completo com as personagens fabulosas de Johnny Depp e Winona Ryder. Eduardo Mãos de Tesoura é, ao mesmo tempo assustador e enternecedor, meigo e cruel, obscuro e ao mesmo tempo inspirador. A história de um homem diferente, que sente tanto quanto os que o rodeiam e apenas se quer integrar, torna Eduardo mãos de tesoura num obscuro conto de fadas, sendo um dos mais relevantes e belos trabalhos de Tim Burton. É o filme perfeito para nos aquecer o coração neste Natal!

(Inês Retorta)

21- Flash Gordon

Imaginem este cenário: acabou Johnny English, vai começar o Sozinho em casa… e dizemos: “Eish, sempre a mesma coisa!”… Temos duas hipóteses: ou vemos a mesma coisa ou então abraçamos uma aventura intergaláctica mas que nos consegue prender pelas cores e extravagância, mesmo sabendo que é mau… Esse filme é Flash Gordon!!

O filme tem de tudo! Acção, aventura, twists, um vilão emblemático (Ming, o Impiedoso) e uma banda-sonora inesquecível dos Queen!

Sem vingar na bilheteira, Flash Gordon ao longo anos foi criando uma base sólida de fãs, que rapidamente deu-lhe o estatuto de filme de culto. Tem um actor principal terrível (que só voltou ao cinema em TED) que é acompanhado por um elenco de luxo, que mesmo sabendo que o filme poderia correr mal empregaram-lhe todo o profissionalismo e amor.

À medida que a trama vai avançando a nossa vista adapta-se às cores, o filme começa a criar sentido e a aventura começa a dar aquilo que queremos dela, umas horas bem passadas. Não é o típico filme de Natal mas é o ideal para fugir ao óbvio e a todos os filmes perfeccionistas que passam na TV. E nenhum filme de Natal tem uma banda sonora inteiramente realizada, produzida e orquestrada pelos Queen!

Flash a-ahaaaaaaaaaaa!

(Ivo Gonçalves)

22- Mary Poppins Returns

Neste Natal, quando te perderes, lembra-te de que a magia regressa sempre”. Nunca esta frase fez tanto sentido! Estreado no Natal, o espiríto natalício para sempre manterá, é assim que Mary Poppins, a ama com poderes mágicos criada por P.L. Travers, volta a Londres para ajudar a família Banks, que está a tentar ultrapassar uma tragédia. Na década de 1930. as crianças da história original que conhecíamos, estão agora crescidas e, no caso de Michael, já têm os seus próprios filhos, mas continuam a precisar da ajuda da ama mais especial de sempre.

(Catarina Seixas)

23 – The Nightmare Before Christmas

Afinal, é um filme de Natal ou Halloween? O Estranho Mundo de Jack dá a conhecer ao mundo o famoso ícone da cultura pop Jack Skellington, nascido do imaginário de Tim Burton e com realização pela mão de Henry Sellick. Por entre canções originais de Danny Elfman, acompanhamos Jack na busca da sua verdadeira identidade, de rei de Halloweentown a comandante da Christmas town. Mestria de realização em stop-motion à parte, com a importante mensagem de darmos valor ao que nos caracteriza, esta procura pelo sentido do eu e da vida faz deste filme um must na vossa lista, para miúdos e graúdos, em qualquer altura do ano.

24 – Polar Express

Que a magia do Natal esteja connosco! Quem é que não é fã de contos de Natal nesta época? Por isso mesmo, o filme de animação “Polar Express”, baseado no conto de Natal do norte-americano Chris Van Allsburg, não poderia faltar. Já que estávamos em contagem decrescente para o Natal, entrem na aventura e conheçam a história de um rapazinho com poucos motivos para acreditar na magia natalícia, mas que na noite de Natal, ao embarcar numa extraordinária viagem de comboio ao Polo Norte, descobriu o seu talento e as maravilhas que a vida tem.
Esta é a história perfeita que nos transmite o verdadeiro encanto do Natal.

You may also like

Leave a Comment

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00