Home Estreias “Bully. Coward. Victim. The Story of Roy Cohn” | HBO Portugal

“Bully. Coward. Victim. The Story of Roy Cohn” | HBO Portugal

by Diana Palmeiro

“Bully. Coward. Victim. The Story of Roy Cohn” é o título do documentário em estreia na HBO Portugal.  Teve a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Nova Iorque em 2019.  

O documentário mostra-nos uma visão da vida e morte do advogado Roy Cohn, que ganhou destaque ao processar Julius e Ethel Rosenberg, naquele que ficou conhecido como o caso dos “espiões atómicos”.  Roy Cohn trabalhou ao lado do senador McCarthy, era o favorito do governo de Reagan e serviu como mentor político de Donald J. Trump.  É de realçar que o documentário é realizado pela neta dos Rosenberg, Ivy Meeropol.

Este fascinante retrato narra a vida de Cohn, desde o final dos anos 50, enquanto conselheiro principal do senador Joseph McCarthy,  até aos anos 80, quando se tornou no menino bonito da Casa Branca de Reagan, um ativista anti-homossexualidade e mentor político de Donald J. Trump, antes de morrer com SIDA, em 1986.

O documentário baseia-se numa extensa quantidade de material de arquivo recém-descoberto, para apresentar a mais reveladora investigação sobre Roy Cohn até ao momento. A realizadora Ivy Meeropol traz uma perspetiva única, enquanto neta de Julius e Ethel Rosenberg e tendo passado grande parte da sua vida a sentir aversão e fascínio pelo homem que processou os seus avós e insistiu depois nas suas execuções.

O documentário inclui inúmeras entrevistas, nomeadamente com John Waters, Cindy Adams, Alan Dershowitz, Nathan Lane e Tony Kushner, autor da peça “Angels in America”, vencedora de um Prémio Pulitzer em 2018 e de um Prémio Tony, em que Lane representa o papel de Cohn. Lane mostra como o verdadeiro Roy Cohn era devastadoramente perigoso e como exercia poder através de invenções e insinuações.

Roy Cohn construiu o seu nome ao acusar os meus avós, Ethel e Julius Rosenberg, e fazendo pressão para que fossem executados. Muitos anos depois, veio a tornar-se advogado, conselheiro e amigo íntimo de Donald Trump. Se alguma vez houve tempo para refletir sobre como chegamos aqui, é agora. Sou muito grata pela oportunidade de partilhar este filme com o público da HBO.

-Ivy Meerpol

“Bully. Coward. Victim. The Story of Roy Cohn” é uma produção da Motto Pictures e da Red 50 Production para a HBO Documentary Films. Realizado por Ivy Meeropol, conta com Julie Goldman, Christopher Clements, Ivy Meeropol e Carolyn Hepburn como produtores, Juan Daniel Torres como produtor associado e Marissa Ericson e Peter Manso como co-produtores. Os produtores executivos da HBO são Nancy Abraham e Lisa Heller.

You may also like

Leave a Comment

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00