“Sonic the Hedgehog” estreia em primeiro lugar da tabela de box-office numa semana em que a subida meteórica de “Parasite” é o tema de conversa.

© 2020 Paramount Pictures and Sega of America, Inc. All Rights Reserved.
A adaptação de videojogo “Sonic the Hedgehog” estreia diretamente no primeiro lugar da tabela com 48.074 espectadores e uma receita bruta de € 253.315,37 após mais alguns meses de espera para modificar e aperfeiçoar o design do protagonista a pedido de milhões de fãs. A decisão do estúdio resultou e para além de um bom resultado em Portugal, “Sonic the Hedgehog” arrecadou 128 milhões $ a nível mundial na semana de arranque.
Em segundo lugar, “Birds of Prey (and the Fantabulastic Emancipation of One Harley Quinn)” ou como passou a ser chamado pelas cadeias de cinemas norte-americanas “Harley Quinn: Birds of Prey”, teve uma quebra de 32% para os 45.826 espectadores. Também com uma quebra de 32% “1917” em terceiro lugar foi visto por 37.539 espectadores.

Parasite (Alambique)
É em 4º lugar que encontramos a sensação do momento, o sul-coreano “Parasite” tem atraído cada vez mais espectadores desde que recebeu o Óscar de Melhor Filme. Quando estreou nos cinemas portugueses a 26 de Setembro de 2019 com o carimbo de Palma de Ouro do Festival de Cannes, o filme de Bong Joon-ho foi visto por 5.387 espectadores. As semanas passaram e o número de espectadores manteve-se constante entre as 1000 e 2000 pessoas.
Na semana antes dos Óscares “Parasite” foi visto por 3.206 pessoas. Depois, entre 6 e 12 de Fevereiro, semana em que foi galardoado com 4 Óscares, teve um aumento de frequentação de 173,8% para os 8.781 espectadores. Esta semana (13 a 19 de Fevereiro) a subida foi de uns impressionantes 336% para os 29.505 espectadores. Facilmente uma das maiores subidas de sempre no período pós-Óscares em Portugal, num filme que já acumulou mais de 80 mil espectadores e uma receita a aproximar-se do meio milhão de euros.
A fechar o top 5 “Fantasy Island”, que levou até ao limite o embargo das críticas que se adivinhavam péssimas, foi visto por 24.970 espectadores. As restantes estreias da semana no top 20 foram “Love at Second Sight” (Mon inconnue) – a comédia romântica francesa talhada pela NOS para o Dia dos Namorados – em 8º lugar com 12.059 espectadores e “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” (candidato do Brasil aos Óscares) em 14º lugar com 2.249 espectadores.

The Lighthouse (NOS Audiovisuais)
As sessões únicas e especiais de “The Lighthouse” no Espaço Nimas em Lisboa esgotaram todas. Distribuído pela NOS Audiovisuais, que o pretendia estrear diretamente em VOD, “The Lighthouse” está a ser exibido pela Medeia Filmes num contrato especial para permitir que a obra premiada seja vista no grande ecrã. Já foram acrescentadas novas sessões a 4 e 15 de Março em Lisboa e 8 de Abril no Teatro Rivoli (Porto).
Noutros destaques, o novo filme de Roman Polanski nomeado a 12 Césares “J’accuse” ultrapassou os 20 mil espectadores e “Jumanji: The Next Level” passou os 365 mil espectadores. “Joker” já vai em 914 mil espectadores numa receita bruta superior a 5 milhões €. O filme português “Para Além da Memória” foi visto por 168 pessoas na semana de estreia.









