Dois dos filmes mais aguardados dos últimos meses chegam finalmente aos cinemas portugueses. “A Quiet Place Part II” e “Cruella” estreiam ambos no topo do box-office com mais de 10 mil espectadores cada.
Em 2018, “A Quiet Place” estreou contra a segunda semana de “Avengers: Infinity War” e foi visto por 26.647 espectadores (incluindo sessões de pré-estreia). Em 2021, o panorama é bem diferente mas o resultado ficou relativamente próximo com 20.687 espectadores (incluindo sessões de pré-estreia). Mais um sinal positivo de que aos poucos os cinemas recuperam.
Por sua vez, “Cruella”, uma prequela live-action de “101 Dalmatians”, estreou com 12.888 espectadores, mas é de lembrar que o filme está igualmente disponível em streaming via Disney+ Acesso Premium. A puro título de curiosidade, “Maleficent 2” também estreou em 2º lugar em Outubro de 2019, mas com 74.597 espectadores, contra a 3ª semana de exibição de “Joker”, que mais tarde se tornou no 4º filme mais visto de sempre em Portugal com 915.593 espectadores!
Como seria de prever, a quebra de “Peter Rabbit 2: The Runaway” foi mínima. A semana passada o filme infanto-juvenil tinha estreado com 8.785 espectadores e esta semana obteve um resultado praticamente idêntico de 8.762 espectadores, um valor certamente auxiliado pelo Dia Mundial da Criança. De destacar que, no 15º lugar, “Lassie Come Home”, exibido em pré-estreia apenas no dia 1 de Junho, foi visto por 539 pessoas.
A quebra de “Wrath of Man” (3º lugar) também foi mínima, com o thriller de Guy Ritchie protagonizado por Jason Statham a acumular cerca de 20 mil espectadores em 2 semanas. E “The Father” (4º lugar), vencedor do Óscar para Anthony Hopkins, já é o 3º filme mais visto do ano com 37.154 espectadores.
Fora do top 10, “Blackbird”, drama familiar do realizador de “Notting Hill” com Kate Winslet, Susan Sarandon, Sam Neill, Mia Wasikowska e Rainn Wilson, ficou-se pelo 13º lugar com 724 espectadores e “Nobody”, filme de ação e crime com Bob Odenkirk (“Better Call Saul”) em 14º lugar com 590 espectadores. Ambos os filmes sofreram pelo facto de estarem disponíveis há vários meses na internet por via ilegal.
Na próxima semana teremos nos lugares cimeiros o filme de terror “The Conjuring 3” e o filme de animação “Spirit Untamed”.