Uma tripla batalha pelo primeiro lugar do box-office decorreu esta semana em Portugal com três novas estreias a lutarem com valores ainda bastante marcados pela pandemia.
“The Father”, que recentemente venceu os Óscares de Melhor Ator Principal e Melhor Argumento Adaptado, acabou por colocar Anthony Hopkins no primeiro lugar do box-office português com 15.700 espectadores. Um valor ligeiramente superior aos registados por “Nomadland” desde a estreia.
Em segundo lugar, “Godzilla vs Kong”, levou às salas de cinema 14.802 espectadores, quase o dobro da estreia de “Mortal Kombat” a 19 de abril e um pouco mais de metade dos 27.398 espectadores de “Godzilla II: King of the Monsters” em 2019. O que tendo em conta o contexto de pandemia e o facto de o filme estar disponível ilegalmente na internet há cerca de 1 mês e meio, fazem destas quase 15 mil pessoas um muito bom resultado.
Em terceiro lugar ficou “Tom & Jerry”, um híbrido de animação e live-action, que apesar de críticas mais negativas, funciona bem para o público infantil e levou aos cinemas 11.598 pais e filhos (e também alguns fãs adultos).
O número 1 da semana passada passou assim para o 4º lugar da tabela, mas com uma quebra mínima de frequentação. O já mencionado “Nomadland” foi visto por mais 9.508 espectadores, num acumulado de 42.170 espectadores. Se continuar nesta trajetória, poderá terminar com valores semelhantes a outros vencedores do Óscar de Melhor Filme.
Por fim, em 5º lugar estreou o filme de terror protagonizado por Jeffrey Dean Morgan e com Diogo Morgado no elenco. “The Unholy” teve 6.861 espectadores nas salas, seguido de perto pelos 6.734 da terceira semana de exibição de “Raya and the Last Dragon”.
Noutras estreias, o candidato da Rússia aos Óscares “Dear Comrades” estreou em 11º lugar com 599 espectadores e “No Man’s Land”, exibido no Fantasporto e com Andie MacDowell, Frank Grillo e Jake Allyn no elenco, ficou-se pelos 111 espectadores no 18º lugar do box-office português.
Para a semana, uma análise aos resultados de “Spiral: From the Book of Saw” (com Chris Rock e Samuel L. Jackson), “Those Who Wish Me Dead” (com Angelina Jolie e Nicholas Hoult) e “Minari”, grande candidato aos Óscares com 6 nomeações incluindo Melhor Filme e vencedor do Óscar de Melhor Atriz Secundária para Yuh-Jung Youn.