A temporada cinematográfica de verão está prestes a chegar com grandes blockbusters prontos a testar o mercado pós-confinamento.
“A Quiet Place – Part II”, “Cruella” e “The Conjuring 3” são as primeiras grandes apostas a aventurar-se, numa altura em que a tentativa de lançar os candidatos aos Óscares após a cerimónia dos Óscares, não deu grandes resultados à parte de “Nomadland” e “The Father”.
Mas por agora, ficamo-nos por “Wrath of Man”, o novo filme de ação e crime de Guy Ritchie um ano depois de “The Gentlemen”, em que reencontra Jason Statham dos bons tempos de “Lock, Stock and Two Smoking Barrels” (1998) e “Snatch” (2000). Este remake do thriller francês de 2004, “Le convoyeur” (com Albert Dupontel e Jean Dujardin), foi visto por 11.424 espectadores na semana de estreia, ocupando o topo do box-office português.
Em segundo lugar, encontra-se a estreia infantil a caminho do Dia Mundial da Criança, “Peter Rabbit 2: The Runaway”, com 8.785 espectadores, um valor que deverá manter-se na próxima semana e que, depois de resultados semelhantes de “Tom & Jerry” e “Raya and the Last Dragon”, mostra que as idas ao cinema já voltaram a fazer parte do dia-a-dia de muitas famílias com crianças.
A título de curiosidade, pois não é possível estabelecer de todo uma comparação, o primeiro filme, estreado a 29 de Março de 2018, foi visto por 95.987 espectadores na semana de estreia, que coincidia com as férias da Páscoa.
A completar o top 3, “The Father”, com Anthony Hopkins e Olivia Colman, continua uma boa passagem pelos cinemas portugueses, com mais 6.162 espectadores, num total que já acumula mais de 30 mil pessoas em três semanas, um muito bom resultado para tempos pandémicos.
Mais nenhuma estreia alcançou o top 10 do box-office, à excepção dos dois dias de pré-estreia de “A Quiet Place – Part II”, que juntaram 2.069 pessoas em sessões especiais a 25 e 26 de Maio.
Nomeado a 5 prémios BAFTA e 2 Globos de Ouro (Melhor Ator Drama – Tahar Rahim e Melhor Atriz Secundária – Jodie Foster, que venceu o prémio), “The Mauritanian” estreou abaixo das expectativas no 11º lugar com apenas 1.611 espectadores, mesmo com um elenco que para além de Rahim e Foster, contava ainda com Benedict Cumberbatch, Shailene Woodley e Zachary Levi. O período de pandemia, a falta de nomeações aos Óscares e a disponibilidade na internet por via ilegal, marcaram o resultado deste filme.
Com um destino muito semelhante, “The United States vs Billie Holiday”, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Atriz Drama para Andra Day e nomeado ao Óscar de Melhor Atriz Principal, ficou-se pelo 13º lugar com 1.314 espectadores. O documentário que estreou em complemento, “Billie”, por sua vez, foi visto por 190 pessoas, o suficiente para um 20º lugar.
Das restantes estreias no top 20: “Marighella”, protagonizado por Seu Jorge e realizado por Wagner Moura, teve 930 espectadores (16º lugar). O thriller histórico já tinha sido exibido em grande destaque no Lisbon & Sintra Film Festival 2019 após uma larga controvérsia governamental no Brasil ; “Prazer, Camaradas!”, documentário português que teve algumas sessões especiais por ocasião do 25 de Abril, teve 713 espectadores (17º lugar) ; Por fim, “Archive”, filme de ficção científica com Theo James e Stacy Martin, estreou em 19º lugar com 197 espectadores, tendo sido afetado pela ausência de marketing e a disponibilidade há vários meses por via ilegal.