Soulmates: Descobriste quem é a tua alma gémea. E agora?

Soulmates tem estreia marcada para dia 11 de novembro no AMC e traz-nos uma antologia sobre uma tecnologia que ajuda a encontrar a nossa alma gémea mas… quais são as consequências disso?

Ao longo desta série que estreia agora na AMC na quarta-feira. às 22h10, existem 6 histórias diferentes em 6 episódios, 15 anos no futuro, mas em que o ponto em comum é esta tecnologia inventada – a Soul Connex – que, ao fazer-se um teste, se descobre a sua alma gémea.-

Desde logo percebemos que a série tem uns toques de Black Mirror, porque não só William Bridges, argumentista dessa série e de Stranger Things, é um dos criadores de Soulmates. Mas também porque nos faz refletir sobre as consequências/custos de encontrar o verdadeiro amor através de uma tecnologia destas e que impacto é que isso teria nas relações já existentes.

Por outro lado, há momentos em que realmente se assemelha a Black Mirror de outras maneiras (não posso revelar senão sou spoiler) mas gosto mais quando tem só um ligeiro toque, digamos assim.

É curioso ver as razões pelas quais as pessoas fazem os testes em primeiro lugar, assim como é interessante perceber como é que eles lidam com o facto de saberem que a sua alma gémea está algures no mundo, saberem quem é, e não fazerem nada com isso. Mas será que a felicidade é garantida com essa alma gémea? Será que significa mais do que a relação que por vezes construíram ao longo de vários anos?

É isso que a série se propõe a abordar. se isto da alma gémea é um sentimento tão forte saber que uma pessoa é a perfeita sem se conhecerem sequer, implicando abandonar tudo, ou se por vezes é uma escolha que compensa, visto que o mundo fica virado do avesso… porque o desfecho final nem sempre é num bom sentido.

Contudo é muito abordado apenas esse pós-teste. Não sabemos bem como é feito o teste em si (tirando o que vamos no primeiro episódio), apenas sabemos como se recebe o resultado e o que acontece depois do mesmo estar feito.

A própria série tem coisas que remetem para a privacidade. Imaginem um mundo atual em que os vossos telemóveis e ecrãs dos computadores são transparentes? Soulmates não é claro em mostrar se realmente ao ter-se um ecrã transparente, toda a gente vê o que estamos a fazer nesses dispositivos, que por vezes contém a nossa vida na ponta dos dedos. Fiquei a pensar se funcionaria como uma metáfora.

Um ponto positivo de Soulmates é que os episódios parecem ter uma duração mais longa do que realmente têm (45 minutos) mas vêem-se super bem e conseguimos conhecer minimamente bem as personagens no momento em que estão, o que é que elas estão a pensar, a vivenciar. Temos um contexto alargado e acompanhamos as suas decisões com calma e ao seu ritmo.

Acho que é uma série que vale a pena espreitar. Vão encontrar atores já conhecidos do público como Sarah Snook, Charlie Heaton ou Bill Skarsgard mas ainda vão ter boas surpresas.

Sinto apenas que gostei mais de uns episódios do que outros, mas no geral, havia potencial para mais histórias, seja em número de episódios, em variedade ou até mesmo no conteúdo dos mesmos.

Para vos adoçar a curiosidade, deixamos aqui as sinopses dos episódios e datas de estreia no canal AMC:

Episódio 1/ Watershed – Estreia no AMC dia 11 de novembro às22h10

Nikki (Sarah Snook, Succession) e Franklin(Kingsley Ben-Adir, The OA, High Fidelity) estão felizmente casados, mas quando todos à sua volta começam a fazer o teste para encontrar as suas almas gémeas, terão que questionar-se se a sua relação é suficiente.

Episódio 2 / The Lovers – Estreia no AMC dia18 de novembro às 22h10

Avida de David (David Costabile, Billions) muda quando Alison (Sonya Cassidy, Lodge 49) lhe comunica que é a sua alma gémea. Começam uma tórrida aventura, mas será o que parece?

Episódio 3/ Little Adventures – Estreia no AMC dia 25 de novembro às 22h10

O matrimónio feliz, mas pouco convencional de Adam (Shamier Anderson, Goliath) e Libby (Laia Costa, Victoria) é interrompido quando se conhecem os resultados do teste de Libby. Quando a atraente e divertida Miranda aparece nas suas vidas, Libby terá dificuldade em separar o que sente pelo seu marido e o que sente pela sua alma gémea.

Episódio 4/ Layover – Estreia no AMC dia 2 de dezembro às 22h10

Mateo (Bill Skarsgard, It) e Jonah (Nathan Stewart-Jarrett, Candyman) conhecem-se num bar e gostam um do outro de imediato. Mateo fica irritado quando descobre que Jonah lhe roubou o passaporte, adiando a sua viagem à Colômbia planeada para o dia seguinte para conhecer a sua alma gémea. Empreenderão uma louca aventura para recuperar o passaporte.

Episódio5/ Break on Through – Estreia no AMC dia 9 de dezembro às 22h10

Destroçado despois de saber da morte da sua alma gémea, o bondoso Kurt (Charlie Heaton, Stranger Things) encontra fé e esperança na igreja da Transição Justa, uma organização que promete ajudar aqueles cujas almas gémeas faleceram.

Episódio 6/ The (Power) Ballad of Caitlin Jones – Estreia no AMC dia 16 de dezembro às 22h10

Caitlin (Betsy Brandt, Breaking Bad, Life in Pieces)esperou anos para encontrar asua alma gémea. Os seus sonhos tornam-se realidade quando descobre a sua alma gémea, Nathan (JJ Feild,Turn), um atraente médico. Este desconhecido será de fiar, apesar de ser a sua alma gémea?

Posts relacionados

I Know What You Did Last Summer: Primeiras Impressões

You – Temporada 3: Poderá esta relação ser salva nos subúrbios?

Sex Education T3: Uma série que evolui com as suas personagens