40 realizadores elegeram os seus filmes de terror preferidos

Reunidos numa lista efetuada a tempo do Halloween, Bong Joon Ho, Quentin Tarantino, Martin Scorsese, e outros tantos realizadores, elegeram os seus filmes de terror favoritos. 

Recentemente, o site Indiewire apresentou uma lista que espelha as escolhas de quarenta realizadores sobre os seus filmes de terror prediletos. De clássicos, como “Audition” (1999), a sucessos recentes como “Midsommar”(2019), cada cineasta realçou uma obra diferente.

Tarantino fez menção a “Audition”, de Takashi Miike, como um dos seus filmes favoritos, e o mais perturbador, desde que se tornou realizador. Scorsese elegeu “The Innocents”, uma adaptação de “The Turn of the Screw”, o romance de Henry James. A história incide numa governanta que cuida de duas crianças que, aparentemente, estão possuídas de alguma forma. O filme é de 1961.

Bong Joon Ho é fã assumido de Ari Aster, que foi responsável por “Hereditary” e “Midsommar”. Para esta lista, Ho escolheu “Midsommar”. Já Robert Eggers, indicou “Nosferatu”, de F. W. Murnau, de 1922. E, por falar em clássicos, Tim Burton, que presentou o público com “The Nightmare Before Christmas”, optou por “The Wicker Man” (1973) de Robin Hardy.

Efetivamente, um tema comum nestes filmes incide na emoção psicológica que introduz um elemento do mundo real nas histórias. Os chamados “Thrillers psicológicos” não brincam necessariamente com a mente do personagem, mas com a do público.

Filmes como “The Innocents” e “Midsommar” enfatizam as condições mentais instáveis dos personagens no grande ecrã, que, geralmente, fazem com que o público levante várias questões ao abandonar a sala de cinema.

Aqui ficam algumas das escolhas registadas:

Quentin Tarantino – “Audition”

Martin Scorsese – “The Innocents”

Bong Joon Ho – “Midsommar”

Robert Eggers – “Nosferatu”

Wes Anderson – “Rosemary’s Baby”

Mike Flanagan – “The Blackcoat’s Daughter”

Guillermo del Toro – “Eyes Without a Face”

Edgar Wright – “Dead of Night”

Jordan Peel – “Misery”

Luca Guadagnino – “The Fly”

Christopher Nolan – “Alien”

James Gunn – “Green Room”

John Carpenter – “The Exorcist”

Tim Burton – “The Wicker Man”

Pedro Almodóvar – “Rapture”

Jim Jarmusch – “American Psycho”

Lista completa aqui.

Posts relacionados

Sombra: Os rostos que não deixam de ser procurados

Titane: Apetite pela Carne e pelo Metal

007 No Time to Die: Temos todo o tempo do mundo para conhecer o futuro