Continuamos com as sugestões e chegamos ao género de ação. Já viste todos os que estão nesta lista?
-
The Raid (2011)
Da Indonésia, chega-nos um filme de ação total! The Raid ficou imortalizado pelas sequências de tiros e artes marciais meticulosamente ensaiadas e excepcionalmente transpostas para o filme fazendo com que a história passe quase para segundo plano. A premissa é simples: um esquadrão SWAT recebe a localização de um Barão da droga, ao chegarem ao prédio onde este se encontra, são interceptados por um mini-exército. Assim o esquadrão que pensava que tinha uma tarefa simples, é obrigado a lutar pela sua sobrevivência. De salientar que a sequela é igual ou superior a este filme.
-
Haywire (2011)
Do malogrado Steven Soderbergh, chega-nos um filme de acção non-stop com Gina Carano no papel principal e um elenco de luxo a acompanhá-la. Mallory Kane (Gina Carano) é uma espia/assassina com ligações governamentais, mas após mais uma missão bem sucedida, esta é traída pela própria identidade governamental que a contratou. Mallory, após sobreviver à traição, prepara um plano para matar todos os responsáveis. O filme dá bom uso ao passado de lutadora profissional de Gina Carano, disfarçando bem a pouca experiência como actriz. Para colmatar isso o elenco conta com Channing Tatum, Michael Douglas, Antonio Banderas, Ewan McGregor e ainda Michael Fassbender.
-
Escape Plan (2013)
Numa altura em que os holofotes estavam centrados na trilogia d’Os Mercenários, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger contracenam noutro projecto, Escape Plan! Ray Breslim (Stallone) é um especialista em segurança contratado para entrar em prisões como recluso e avaliar os seus pontos fracos. Este recebe uma proposta para entrar na melhor prisão de alta segurança do mundo, pouco tempo após entrar descobre que foi alvo de uma cilada. Sem ajuda exterior, Ray é obrigado a estabelecer ligações com outros reclusos para elaborar um plano de fuga, é então que conhece Church (Schwarzenegger). O filme bebe inspiração dos grandes clássicos de acção dos anos 80 e para isso muito contribuiu o know how dos dois actores que foram parte activa do desenvolvimento do filme de Mikael Håfström.
PS: Esqueçam as sequelas!
-
The Last Boy Scout (1991)
Conhecido em Portugal como “A fúria do último escuteiro”, este filme de acção conta com Bruce Willis e Damon Wayans nos principais papeis. O filme saiu 1 ano depois do segundo capitulo da saga Die Hard e sofreu por isso, pois a critica especializada acusou-o de ser um rip-off da saga que celebrizou Willis. Claro que há várias semelhanças, mas este tem todos os predicados de um grande filme de Acção. Joe Hallenback (Willis) é um detective que vê a sua cliente ser morta em circunstancias pouco evidentes. Joe ao tentar perceber o que aconteceu com a sua cliente descobre que esta tinha exposto um esquema de corrupção que envolvia politica e futebol americano.
-
Equilibrium (2002)
Equilibrium mostra-nos uma civilização que após a 3ª guerra mundial adopta regras para que não aconteça mais nenhuma. A mais perturbante é a obrigatoriedade de tomar um medicamento (Prozium) que inibe o ser Humano de ter emoções e sentimentos para não haver desacatos. Christian Bale é John Preston, um dos agentes de topo para descobrir se a população cumpre as regras, contudo este repara que o seu parceiro de trabalho, Partridge (Sean Bean) para além de não tomar medicamentos mostra sentimentos quando ambos descobrem obras de arte que eram consideradas clandestinas. Após Partridge ser executado, John começa a sentir-se atraído para deixar de tomar o dito medicamento e ao faze-lo começa a elaborar um plano para acabar com esta tirania e libertar o povo desta escuridão! O filme saiu durante a Trilogia de The Matrix , as comparações são quase evidentes e o poster original dizia mesmo: “Esqueçam o Matrix”. O que não ajudou, pois o filme acabou por ser um fracasso comercial.
-
Bonus: Dredd (2012)
Numa altura em que Hollywood está repleta de remakes e reboots, Dredd de 2012 é sobejamente superior ao filme de Stallone de 1995. O Judge Dredd é interpretado por Karl Urban e tenta não fugir muito às BDs da personagem, ao contrário da versão de 1995. Neste mundo futurístico, os subúrbios são comandados por Ma-Ma (Lena Headey) visto que controla todos os negócios relacionados com a droga da moda, o Slo-mo. Dredd ao saber a sua localização, tenta prendê-la… mas esta encontra-se num prédio enorme e repleto de guardas (The Raid?).