Desde Abril de 2022 que já se ouve por aí falar na FilmTwist. A plataforma de streaming 100% portuguesa foi a grande aposta de Diogo Bivar, que está a conquistar cada vez mais os fãs do cinema de culto, terror e fantasia. É na FilmTwist que podemos encontrar títulos exclusivos como a trilogia Terrifier, ou Mutant Blast, e até alguns bem conhecidos como Jigsaw. Também casa das curtas-metragens nacionais e internacionais do cinema fantástico, podem encontrar aqui um pouco de tudo.
Com um vasto catálogo, vamos deixar-vos com um apanhado de 5 filmes que não podem perder nesta recente plataforma.
1. Battle Royale (Kinji Fukasaku, 2000)
Estamos no futuro, e o governo japonês instituiu a famosa «Battle Royale» – 42 estudantes são escolhidos e levados para uma ilha deserta, para uma luta até à morte até apenas um sobreviver… Ou todos morrerem. O filme facilmente ganha o seu espaço no cinema de culto pela hiperviolência e o cariz satírico (e até ofensivo) do argumento.
Venceu vários prémios na Academia Japonesa apesar da controvérsia, e ainda conquistou uma sequela não tão bem sucedida em 2003.
2. Titane (Julia Ducournau, 2021)
Julia Ducournau deu-se a conhecer ao mundo com Raw, uma obra perturbadora e inesperada, que conquistou inúmeros prémios. Seria de esperar, portanto, que Titane fizesse jus ao seu antecessor. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Titane acompanha a história de Alexia. Alexia quase perdeu a vida num acidente de viação, e vive com um implante de titânio no crânio, sendo uma violenta e silenciosa dançarina em espectáculos de automóveis.
Este é um daqueles filmes únicos, e provavelmente nunca mais se verá nada do género. Mas com a mente (e o estômago) certos para o fazer, é uma viagem espectacular.
3. A Floresta das Almas Perdidas (José Pedro Lopes, 2017)
Nesta longa-metragem portuguesa, acompanhamos as histórias de Ricardo e Carolina e como os seus destinos se cruzam num lugar sombrio. Ele é um homem destroçado que tenta encontrar o sítio exacto onde a filha se suicidou; ela, uma rapariga fascinada pelos mistérios da morte. Um mix entre drama e terror a não perder.
4. Mutant Blast (Fernando Alle, 2018)
Para quem procura um bom filme série B, say no more! Maria e TS-347, um homem com força sobre-humana, estão a ser perseguidos por uma célula militar responsável por experiências científicas que resultaram num apocalipse zombie. Um filme que aposta no absurdismo e no gore, com honras feitas aos filmes da Troma Entertainment, que funciona muito bem no contexto.
Arrecadou vários prémios, incluindo o galardão de Melhor filme para ver com uma multidão, no Toronto After Dark Film Festival.
5. Os Tigres Não Têm Medo (Issa López, 2017)
Neste conto de fadas sombrio, escrito e realizado por Issa López, um bando de crianças órfãs luta pela sobrevivência nas ruas do México, num cenário devastador de guerra contra a droga no país. As crianças estão armadas com três desejos mágicos que as ajudam a escapar ao cartel que assassinou os seus pais. Neste filme intransigente, López cria um mundo que faz lembrar os primeiros filmes de Guillermo del Toro, imbuído do seu próprio realismo mágico para criar uma experiência totalmente única.
É um filme comovente, mas não sentimental, e muitas vezes devastador (acontecem coisas más a estes miúdos). Os Tigres não Têm Medo é um filme que nos agarra com unhas e dentes e se recusa a largar.
Podem ver todos estes títulos, e muitos mais, na FilmTwist!