Os posters são muitas das vezes postos de parte no que toca à apresentação de um filme. São vistos como mero produto de marketing, e não como uma peça elaborada de arte que tem de vender o seu produto e, ao mesmo tempo, ser diferente e encantar a vista do espectador.
Seja para nos fazer ansiar quando os vemos à porta dos cinemas, para nos inspirar ou para servir como decoração nas paredes dos quartos, um bom poster tem de transmitir a essência do filme em questão, evitando a estranheza e os lugares comuns.
2021 pode ter sido muita coisa, mas não foi, de todo, um ano fraco no que toca aos posters que tivemos dos filmes que vimos. Portanto, reunimos aqui uma compilação dos 20 melhores posters de filmes de 2021.
Nº 20 – Till Death
Simples mas com uma óptima composição obtusa, transmitindo o tom do filme, e com uma Megan Fox acorrentada a um corpo que a deita abaixo física e emocionalmente. As fracturas no título do filme são um toque soberbo.
Nº19 – Passing
Com classe e charme, a composição a preto e branco é ao mesmo tempo uma referência à fotografia do filme tal como ao estrato social e à personalidade de cada personagem. Um belo poster que prima pela sua simplicidade.
Nº18 – Nobody
Este pode não ser o poster mais original ou belo de 2021, mas é com certeza um dos mais divertidos. A essência do filme é toda transmitida no poster – uma mistura de acção com humor – com Bob Odenkirk no centro de tudo. Apesar de não ser dos mais artísticos, este poster apela a que se veja o filme, mais que não seja para ver até que ponto Odenkirk aguenta.
Nº 17 – Sombra
Este poster para “Sombra”, filme português realizado por Ana Moreira, está fenomenal. Seja pela junção das cores ou pela composição da mãe em cima do filho, é uma imagem muito poderosa que transmite muito sobre o filme sem ser uma versão clichê de posters de filmes dramáticos. Muito bom mesmo.
Crítica de Sombra: Os rostos que não deixam de ser procurados
Nº 16 – Don´t Look Up
Nós sabemos que a imagem incorporada dentro das letras do título do filme já é algo muito batido. Porém, quando se tem um elenco desta dimensão, esta é a melhor forma de apresentar o máximo de caras possível. É todo um jogo de “Quem é Quem” com este poster, impossível de não levar o olhar do espectador a percorrer o poster e a perguntar como será o produto final com todo este elenco no mesmo filme.
Crítica de Don’t Look Up: Uma boa dose de comédia com um toque de uma possível realidade
Nº 15 – Candyman
A composição deste poster de “Candyman” é muito simples e bastante comum. Porém, o que nos destaca aqui é a caligrafia do título e a sua repetição, fazendo juz à mitologia presente no filme. Com linhas pontiagudas, a mensagem do título e o tom do filme é nos transmitido de forma acutilante e com uma urgência tal que faz com que seja fácil reconhecer este poster num mar de filmes lançados neste ano.
Crítica de Candyman: A reinvenção do mito
Nº 14 – Matrix: Ressurections
Este poster promocional do novo Matrix é algo de encantador. Apelando à nostalgia e ao conhecimento prévio que já temos dos filmes, a composição do poster é simples, mas a imagem do Keanu Reeves e de Carrie-Anne Moss a regressar aos seus famosos papéis é justificativo para nos fazer parar para apreciar o poster. Juntando o efeito espiral dos poderes do Neo e a arte do poster eleva-se e destaca-se fortemente da competição.
Nº 13 – Malignant
Por falar em composições simples, este de “Malignant” também é um desses exemplos. Porém, como diz a expressão inglesa “Less is More”. Devido à imagem simples e aterrorizante, aqui é o jogo de cores que faz todo o trabalho. Um manto de preto cortado por um vermelho vivo é suficiente para nos fazer parar para apreciar o poster e levar-nos a querer embarcar nesta aventura lunática que é o último filme de James Wan.
Nº 12 – Spiral
Poucas vezes um poster de filme de terror é tão subtil e tão belo, sem esquecer aquilo que se trata – é um filme no universo de “Saw”.
As luzes madrugadoras da noite e o nevoeiro que as envolve são fabulosas, com um Chris Rock a fazer parte desta paisagem. E, o mais importante é a parte mais subtil de tudo – no semáforo está a espiral, a chave de toda a história. Lindo.
Crítica de Spiral: Mudança, evolução e progresso
Nº 11 – Benedetta
Este poster faz exatamente aquilo que o filme pretende fazer – chocar. Apesar da composição da estética ser simples, a imagem destaca-se bastante para captar e despertar emoções ao espectador, não permitindo deixar-nos indiferentes. Com um branco angelical a cobrir tudo, é bastante interessante que o vislumbre de meio mamilo possa causar tanto burburinho.
Tal como o seu filme, este poster de “Benedetta” consegue causar reações a espectador e, por isso, merecedor deste lugar nos melhores posters do ano.
Nº 10 – Synchronic
Apesar de ser um filme injustamente pouca falado este ano, “Synchronic” tem um dos melhores posters do ano sem dúvida alguma.
Com uma composição intrigante e complexa, vários momentos e lugares da história são passados numa espiral por cima de um cemitério, com um homem a cair sobre esta espiral. O que é que isto quer dizer? De que raio se trata este filme? Estas são questões pertinentes, porque o poster não explica nada nem sequer mostra os actores do filme. Apenas levanta questões que leva a pessoa a querer ver o filme para poder tirar conclusões sobre o que está a ver.
Nº 9 – Annette
Um casal a dançar no meio de uma tempestade feroz. Lindo, poético e cativante com apenas uma única e simples imagem.
Com apenas isto, o poster consegue dizer várias coisas sobre o filme “Annette” – que Adam Driver e Marion Cotillard estão no filme, que têm uma certa relação, que têm de ultrapassar muitos obstáculos, e que o filme é um musical. Impressionante. Um dos posters mais cativantes do ano sem dúvida.
Crítica de Annette: Depois da bonança, vem Leos Carax
Nº 8 – A Metamorfose dos Pássaros
Que composição maravilhosa. Um filme que mistura documentário e ficção, este poster do filme de Catarina Vasconcelos é poético e encantandor, transmitindo uma noção de calma e beleza, tão subtil, mas que capta a ideia do filme na perfeição.
É inescapável a beleza do poster e, se retirarmos todo o texto que envolve a imagem (relegar o texto para as pontas foi a melhor ideia), esta poderia muito bem ser uma fotografia que encaixaria perfeitamente nas paredes de um museu.
Nº 7 – The Green Knight
Arcaico com toques modernos. Uma lenda medieval transposta para o século XXI. Esta é a essência de “The Green Knight” que o poster replica na perfeição.
Com cores fortes e aguerridas, este poster é largamente impressionista, com o jogo entre luz e escuridão. Tal como o próprio filme, o poster remete largamente para os tempos medievais no seu tema, mas esteticamente é bastante moderno.
Lindo e totalmente fiel ao filme que representa, este é um poster apropriado tanto para as salas de cinema como para as paredes de uma sala.
Crítica de The Green Knight: Mais importante que o destino é a viagem
Nº 6 – The Human Voice
Esta curta-metragem de Pedro Almodóvar (e o seu primeiro projecto em Inglês) tem tanto de caricato como de intrigante.
A fotografia central de Tilda Swinton poderia muito bem fazer parte de um photoshoot para uma revista famosa. O destaque aqui vai para a caligrafia, com as palavras feitas de ferramentas de construção. É, ao mesmo tempo, apelativo e bastante metafísico. Joga perfeitamente com o conteúdo da curta-metragem e eleva o que poderia ser um poster banal para um nível estratosférico.
Nº 5 – Old
Apesar do filme ser altamente divisivo (este que vos escreve confessa que está no campo dos que odeia o filme), é inegável que este poster de “Old” é tremendo.
Com apenas esta imagem, o poster transmite tudo aquilo que precisamos de saber que é central para o filme – passa-se numa praia e debate o envelhecimento do ser humano (neste caso a uma velocidade extrema). É um poster interessante e cativante, apesar do filme não conseguir transmitir o mesmo encanto.
Crítica de Old: Pior que um Escaldão na Praia
Nº 4 – The French Dispatch
Este primeiro poster de “The French Dispatch” é tão pitoresco quanto Wes Anderson e este filme são.
Com um formato a relembrar a capa de uma edição de revista mensal, conseguiram apresentar os maiores nomes presentes no vasto elenco que este filme tem de uma forma tão caricata que é impossível não ficarmos de olhos arregalados.
Numa forma de cartoon dos jornais de antigamente, este é um poster que melhor espelha o filme que pretende promover, mesmo que não seja o mais indicado para um público geral (tal como o filme em si não o é).
Nº3 – Spencer
Este poster adequasse na perfeição ao filme que promove. Elegante, com o lindo vestido a representar a realeza da qual o filme se trata – mas depois temos a Diana de Kristen Stewart a afogar-se neste vestido, a consumir-se física e mentalmente pela família real em que estava inserida.
Este é um poster poético, soberbamente lindo e que nos faz pensar como chegaram a uma decisão tão simples mas tão eficaz para promover o filme.
Crítica de Spencer: Aqueles que não são loucos, são infelizes
Nº 2 – Dune
“Dune” é um dos filmes mais fascinantes em termos de fotografia. E este poster faz justiça a isso mesmo.
Numa junção entre luz e escuridão, no cenário desértico de Arrakis, o poster espelha bem a viagem física, psicológica e emocional da personagem principal do filme em apenas uma simples imagem.
E, como um simples ponto de areia no meio de tudo que o envolve, vemos o vulto de Paul Atreides, fazendo uma correspondência à história do filme como ao sentido de escala que está presente na maioria das frames do filme.
Este é um poster lindo, tão forte em termos visuais que poderia fazer parte de um museu de história dos melhores posters de cinema da História.
Crítica de Dune: A interpretação majestosa de uma obra intemporal
Nº1 – The Last Duel
Tudo o que precisa de se saber este filme está explícito em apenas uma imagem – num entrecruzar de espadas encontra-se a silhueta de uma mulher.
Com cores escuras a envolver, a imagem destaca-se de forma divinal, expressando o estado mental em que as personagens se encontram e o tom pesado que o filme tem, especialmente devido ao motivo que leva ao confronto entre os dois cavaleiros.
É uma composição de imagem divinal, tão bom que até uma ideia semelhante para um dos trailers do filme.
Apesar de simples, é um poster muito poderoso, com um forte impacto visual que o eleva acima de todos deste ano.
Crítica de The Last Duel: Um duelo longe de terminar