17ª edição MOTELX – O terror vai ser o prato do dia!

O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa – MOTELX – está de regresso com a sua 17ª edição que irá decorrer de 12 a 18 de setembro no seu local habitual – o Cinema São Jorge. 

Para a edição de 2023, o MOTELX vai contar com muitas estreias, convidados especiais, surpresas e parcerias de programação durante sete dias.

Uma das primeiras grandes confirmações deste ano é a estreia europeia do filme de Gabriel Abrantes, A Semente do Mal, o novo e muito aguardado filme de um dos maiores talentos do cinema português. Para além deste, há mais destaques como Propriedade do brasileiro Daniel Bandeira, Vincent Must Die de Stéphan Castang e ainda o vencedor da Semana da Crítica de Cannes 2023 – Tiger Stripes.

Como sempre, há mais filmes a serem mostrados pela primeira vez em Portugal e a representar a Seleção Oficial do Festival como a segunda longa-metragem de Jennifer Reeder, Perpetrator; My Animal,  de Jacqueline Castel, que conta com uma visão feminina de um clássico de terror canadiano; Run Rabbit Run com a atriz Sarah Snook de Succession; Tickled, que conta com o regresso de David Farrier; e Mister Organ, o novo documentário/thriller a partir da investigação de um fait-divers.

 

Infinity Pool, o mais recente e estrondoso filme de Brandon Cronenberg, chega em exclusivo ao MOTELX. À exibição deste body horror meets science fiction, a sua terceira longa-metragem, aqui em versão director’s cut, juntam-se ainda o primeiro, “Antiviral”, e o inédito “Possessor”.

Com uma obra própria muito forte, o filho de David Cronenberg prova que merece destaque em nome próprio, com o Festival a dedicar-lhe uma merecida retrospectiva integral e convidá-lo para uma masterclass.

No que a clássicos diz respeito, o MOTELX tem o prazer de comemorar o meio século de O Exorcista, de William Friedkin, essencial para muito do cinema de género que surgiu depois, com a projecção da cópia restaurada 4K, numa das Sessões Especiais. Outra está reservada para a estreia da 1.ª Sessão Surpresa do Festival, em parceria com a FilmTwist.

Na celebração dos filmes de culto, estão garantidos: Tarde Demais (Portugal, 2000) de José Nascimento com co-autoria de João Canijo; Serpiente de Mar (Espanha, 1985), o último filme de Amando de Ossorio (filmado na costa portuguesa); e a película centenária Os Olhos da Alma de Roger Lion. Estas três obras compõem a secção Quarto Perdido, em parceria com o FILMar – programa operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, no âmbito do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants 2020-2024, que tem por missão restaurar e digitalizar cinema relacionado com o mar.

Este também é o ano em que o YouTube se alia ao MOTELX na secção microCURTAS. Até 23 de Agosto, estão abertas as inscrições para o Prémio YouTube microCURTAS que desafia a submeter filmes até 2 minutos, produzidos em telemóvel, tablet ou webcam.

Nesta edição, a categoria proporciona três novos prémios monetários – Melhor microCURTA, Menção Especial e Melhor Trailer YouTube Shorts (para quem concorrer com o trailer da sua microCURTA) – e uma sessão de YouTube training, abordando regras, truques e ideias para a monetização de conteúdos na plataforma.

Ainda no campo das novidades, o MOTELX associa-se pela primeira vez ao GUIÕES – Festival do Roteiro e da Língua Portuguesa para apresentar uma programação paralela dedicada ao argumento e à formação para a produção de cinema de terror no país, através de pitchings, masterclasses, workshops, debates e sessões de filmes.

The Witch de Robert Eggers é aqui apresentado pelo seu produtor Rodrigo Teixeira que vem a Lisboa desenvolver um workshop de produção. Nesta aventura conjunta, atribui-se também um novo galardão dedicado a argumentos de longas-metragens ainda não produzidas: o Prémio MOTELX GUIÕES – Melhor Argumento Português, cujo deadline para apresentação de propostas terminou em Junho.

A SectionX para terror experimental continua a ser aposta ganha que, à parte da habitual seleçcão de curtas, conta pela primeira vez com uma longa-metragem: a britânica Home Invasion apresentada na última Berlinale.

As três salas do Cinema São Jorge escondem também o Lobo Mau, o programa dedicado ao público mais jovem. A animação Perlimps (Brasil, 2022), de Alê Abreu, é um dos filmes destaque.

Para além do Youtube (secção microCURTAS) e da FilmTwist (secção microCURTAS), entra este ano como patrocinador o BNP Paribas A ADLC Audiovisuais, a Seaside e Cerveja Coruja renovam e reforçam o apoio à grande festa do cinema de terror.

Na sessão de apresentação, foi ainda apresentado em antestreia o mais recente filme de terror – Cobweb.
Não vais querer faltar ao MOTELX porque de 12 a 18 de Setembro, o terror vai ser o prato do dia!

 

Related posts

The Acolyte – Primeiras Impressões Série

Furiosa: A Mad Max Saga – Crítica Filme

MAX chega a Portugal no dia 21 de maio! O que vai mudar?