15.ª Festa do Cinema Italiano regressa em abril de 2022

A 15.ª Festa do Cinema Italiano vai voltar a Lisboa de 1 a 10 de abril de 2022, realizando-se em quatro salas que nos são familiares: Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa e Culturgest.

Como já é habitual, o festival decorrerá em mais de dez cidades portuguesas, estando já confirmada a realização a partir de abril no Porto, Coimbra, Cascais, Setúbal, Penafiel, Alverca do Ribatejo, Beja, Aveiro, Leiria, Tomar, Almada, Caldas da Rainha, entre outras que serão confirmadas brevemente.

Mas ainda há mais! Esta edição será ainda mais especial, uma vez que a Festa do Cinema Italiano, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, prestará uma homenagem ao autor e realizador, Pier Paolo Pasolini. Esta iniciativa surge no âmbito das comemoração do centenário do seu nascimento (1922-1975).

Além da exibição dos seus filmes como realizador, é apresentada uma série de obras onde Pasolini colaborou ou que foram inspiradas pela vida e obra do autor, bem como documentários, num total de quase 25 filmes entre curtas e longas metragens. Na Culturgest, serão ainda apresentados alguns filmes, encontros, conversas, debates, um espetáculo de teatro (Orgia, de Pier Paolo Pasolini, com encenação de Nuno M. Cardoso) e leituras sobre o universo poético e político de um dos mais importantes intelectuais do século XX.

A partir de Abril, em colaboração com a Risi Film, algumas das mais emblemáticas obras cinematográficas de Pasolini estarão em exibição na com novas cópias restauradas na Festa do Cinema Italiano e nas principais salas de Portugal, em distribuição comercial. Estamos a falar de filmes, tais como: Accattone (1961), Mamma Roma (1962), Comizi d’Amore (Assembleia de Amor) (1964), Il Vangelo secondo Matteo (O Evangelho Segundo S. Mateus) (1964), Uccellacci e Uccellini (Passarinhos e Passarões) (1966), e Edipo Re (Édipo Rei) (1976).

Posts relacionados

Never Have I Ever Temporada 3 – Crítica Série

DC League of SuperPets – Crítica Filme

MOTELX 2022: O Terror prepara-se para invadir a cidade (outra vez)