Agora que estamos a um dia do último episódio desta sétima temporada de Game of Thrones, fazer um balanço de todas as teorias que existem pode ajudar a decifrar o futuro da série. Como em tudo na vida, umas fazem mais sentido do que outras, mas o que importa realmente é o esforço e a imaginação que os fãs dedicam à série e aos livros de modo a criar algumas teorias que, atenção, podem ser perfeitamente plausíveis.
Para me ajudar a escrever este artigo, pedi algumas opiniões a pessoas que também vêem a série e que especulam tanto quanto eu e os outros milhões de fãs.
Na quinta temporada, logo no primeiro episódio, vemos Cersei quando era mais nova a visitar Maggy, a Rã, para saber o seu futuro. Na série, apenas aparecem as duas primeiras partes da profecia da vida dela mas é terceira é oculta, que se trata da profecia do valonqar (que em alto valiriano significa “irmão mais novo”) que será quem a vai matar. Quem ouve isto não quer acreditar… A partir do momento em que se começa a concretizar.
Quando ela quis saber quando é que se casava com o príncipe, Maggy disse-lhe:
Cersei: When will I wed the prince?
Maggy: Never. You will wed the king.
Cersei: I will be queen, though?
Maggy: Aye. Queen, you shall be… until there comes another, younger and more beautiful, to cast you down and take all that you hold dear.
Quando se questionou se ia ter filhos, recebeu uma informação que não estava à espera:
Cersei: Will the king and I have children?
Maggy: Oh, aye. Six-and-ten for him, and three for you. Gold shall be their crowns and gold their shrouds. [And when your tears have drowned you, the valonqar shall wrap his hands about your pale white throat and choke the life from you.]
Há quem pense que pode ser Jaime, que poderá descobrir que ela não está grávida (tendo em conta que a profecia só diz que ela tem 3 filhos) e vira-se contra ela. Há quem acredite que pode ser o Tyrion a matá-la porque é algo que ele já referiu várias vezes ao longo da série. E há ainda a hipótese de ela morrer durante o parto, assim como a sua mãe.
O que nos leva a outra pergunta: Estará Cersei mesmo grávida? Há quem ache que ela não tem motivos para mentir mas também há a hipótese de ela estar a “enganar” o irmão para que ele não a traia novamente. Ainda está tudo no ar mas creio que podemos ter pistas no próximo episódio, visto que uma das fotografias que saiu era ela agarrada à barriga.
Eu cá gostava do desfecho de ser a Arya a matar a Cersei com a cara do Jaime. A “No One” teria a sua vingança, já que não teve com o primeiro da sua lista, e seria um plot twist tremendo. Mas provavelmente, não virá a acontecer. Mas… nunca se sabe!
Isto não é algo muito explorado na série a não ser quando Tyrion consegue libertar os dragões de Daenerys (Viserion e Rhaegal) das correntes que os prendiam sem sofrer uma única queimadura. Os dragões até se puseram ao dispor para que ele pudesse desacorrentá-los. Ora, todos sabemos que os dragões não reagem bem a mais ninguém sem ser a Daenerys e se isto aconteceu, é porque não é coincidência nenhuma.
Há a teoria de que o rei Aerys, pai de Daenerys, quando Twyin Lannister se casou com Joanna Lannister, sendo este Mão do Rei, o rei reclamou os direitos de “cama”, ou seja, deitou-se com Joanna sem o seu marido poder fazer grande coisa quanto a isso, tendo em conta que Aerys era o rei. Não se sabe ao certo se a relação continuou por obrigação ou até mesmo por amor, mas provavelmente, dessa situação nasceu Tyrion. Várias vezes vemos ao longo da série o ódio que Tywin tem pelo filho, seja porque a sua mulher morreu a dar ao luz, mas até mesmo quando lhe diz que ele não é filho dele e que não tem maneira de o provar, o que ao início parece que está a rejeitá-lo porque está chateado mas poderá ter outro sentido.
Por outro lado, temos a teoria que está a ser cada vez mais confirmada nesta sétima temporada e que não deve tardar muito a ser revelada, que é o facto de Jon ser metade Targaryen e metade Stark.
Na sexta temporada, tivemos Bran a voltar atrás no tempo, quando Ned estava perto da Tower of Joy e descobre a sua irmã Lyanna completamente ensaguentada na cama porque tinha acabado de dar à luz e pedindo-lhe que protegesse o seu filho porque se o Robert soubesse, matava-o. Acredita-se que Ned acolheu Jon como seu, o que não agradou muito a Catelyn que nunca soube a verdade e ficou a pensar que o marido lhe tinha sido infiel.
Mais recentemente no quinto episódio da sétima temporada, Gilly lançou a bomba quando leu num livro que Rhaegar anulou o seu casamento a partir de um meistre e casou-se secretamente em Dorne. Se ele se casou com Lyanna, isso faz de Jon o verdadeiro herdeiro ao trono e um Targaryen, o que explica como é que, à semelhança do que Tyrion fez com os dois dragões, Jon conseguiu tocar no Drogon.
“There will come a day after a long summer when the stars bleed and the cold breath of darkness falls heavy on the world. In this dread hour a warrior shall draw from the fire a burning sword. And that sword shall be Lightbringer, the Red Sword of Heroes, and he who clasps it shall be Azor Ahai come again, and the darkness shall flee before him.” ; “When the red star bleeds and the darkness gathers, Azor Ahai shall be born again amidst smoke and salt to wake dragons out of stone.”
A profecia do Azor Ahai é esta e em tempos, Rhaegar Targaryen achou que era o Príncipe que Foi Prometido. Mas agora que ele está morto, não pode derrotar o Night King, como é óbvio. Melisandre, quando se encontra com Daenerys nesta temporada, acrescenta à profecia que o Príncipe ou Princesa (em alto valiriano não há tradução específica) nasceu “amidst salt and smoke, beneath a bleeding star.” e disse ainda que achava que tanto ela, como o Jon Snow tinham um papel nisso. A profecia também refere que o Azor Ahai vai enfrentar os White Walkers com a sua espada, Lightbringer e Jon Snow na temporada 5 matou um Walker com a sua espada feita de aço valiriano.
Por outro lado, surge também a hipótese de a Khaleesi ser a Azor Ahai. Ela é da linhagem Targaryen e ela literalmente renasceu das cinzas e do sal, quando chorava a morte do marido e se meteu no fogo e saiu ilesa. A profecia também diz que o AA vai acordar os dragões da pedra – os ovos que ela levou consigo estava petrificados e chocaram e agora temos três dragões. A parte da Lightbringer pode ser algo mais metafórico e pode-se referir aos dragões porque foram precisas três vezes para os acordar – quando meteu o ovo numa “grelha” e percebeu que não se queimava, quando sonhou com isso e quando entrou na pira do Khal Drogo.
Esta é uma das teorias que têm dado polémica porque há quem diga que faça todo o sentido mas depois há os que se opõem à mesma. Já sabemos que o Bran tem visões, consegue viajar entre o passado e futuro e mexer com o tempo e que consegue fazer warg, ou seja, habitar outro corpo para o controlar.
A teoria refere que Bran poderá ter viajado três vezes para o passado para tentar acabar com os White Walkers mas com isso, poderá ter criado vários eventos como consequência. Não se mexe com o tempo, já diziam.
A primeira viagem que dizem que ele fez foi para visitar o Mad King, Aerys Targaryen II e sussurou-lhe ao ouvido “Burn them all” para o avisar como é que podiam matar os mortos, mas isso pode ter enlouquecido o rei, daí ele dizer tanto essa frase e começou a queimar as pessoas. A segunda vez, poderá ter voltado novamente atrás, tendo feito warg acidentalmente no Bran The Builder, ajudando a construir a Muralha que ajudava a manter os White Walkers longe de Westeros. E a terceira vez, que terá dado barraca e como tal, origem a esta teoria, foi quando ele voltou atrás para a altura das Crianças da Floresta e entra o corpo do homem que elas transformam no White Walker. Mas como teve demasiado tempo no passado, ficou preso ao corpo dele, que foi algo sobre o qual já tinha sido avisado.
Estas já são teorias mais secundárias que vão aparecendo por especulação ou os desejos que os fãs querem ver realizados até ao final da série.
Missandei é uma Faceless Man: Sabemos algumas coisas sobre os Faceless Men, muito através da Arya mas nunca se percebeu realmente como é que eles se encaixavam na série com aquela troca de caras e se isso virá a ser importante. A Missandei sabe falar imensas línguas e mantém sempre o mesmo tom de voz, e isso são caraterísticas dos Faceless Men. E Davos foi muito insistente quando lhe perguntou de que terra é que ela vinha porque não reconhecia o sotaque. Parece-me uma teoria muito pouco provável.
Littlefinger casa com Cersei: Já sabemos que os dois são loucos com o poder e querem estar os dois no Trono de Ferro dê por onde der, mas juntar estes dois era só o pânico. Mas até onde é que Littlefinger irá para conseguir o seu lugar no comando dos Sete Reinos?
Arya mata Littlefinger a mando de Sansa: Ora aqui está uma teoria que gosto e ao menos tempo não quero que aconteça. Teoricamente, a teoria vai em volta do facto de que Sansa descobre todas as traições de Littlefinger e como o seu pai foi executado por traição, o mesmo destino devia calhar a Baelish. E quem executa a sentença é Arya com o punhal dele, cortando-lhe a garganta à frente de todos. Ainda acredito e não sou a única a achar que o Peter vai ter um papel importante no desenrolar da história mas não posso dizer que desgosto desta teoria – seria sem dúvida uma mudança no que toca à relação das irmãs e de Sansa como Lady Stark.
Sansa está grávida de Ramsay: Isto parte da frase que ela diz na temporada seis a Jon quando lhe explica o que Ramsay lhe fez, “I can still feel what he did in my body standing here right now”. Seria horrível se isto acontecesse porque Sansa já passou por tanto e ter um filho de alguém que era louco e que abusou dela, seria só a gota de água. Mas já se percebeu que a Sansa não é a rapariga mais sortuda desta série.
CleganeBowl: Dizem por aí que os irmãos Clegane, que se odeiam de morte, vão-se encontrar nalguma parte da série e ter uma luta que vai acabar, de vez, com a morte de um deles. Veremos. Mas não me parece absurdo. Gostava muito que fosse o The Hound a matar o irmão por tudo o que ele lhe fez.
Tenho amigos que dão asas à imaginação e que me responderam todo um novo reinado em Westeros no fim da série com Dany a subir ao Trono, casada com Jon Snow. Cria a Casa da Naath e dá Dorne a Missandei. Jorah Mormont acaba como chefe da Guarda Real, Sansa lidera o Norte e Arya acaba por morrer.
E vocês, concordam com estas teorias?
E já que falo dos meus amigos, quero agradecer aos que me aturaram quando questionados, ou que até curtiram de falar sobre estas teorias comigo, mesmo sendo bombardeados com perguntas agora e sempre: O Adiantado Mental (Miguel Menaia), Diogo Rola, Bernardo Pereira, Joana Simão, Eduardo Carvalho, Catarina Mendes, Nuno Carvalho e tantos outros fãs que tenho espalhados no meu Facebook e que deram kel like!