close
NovidadesSéries

The Haunting of Hill House | O que se sabe até agora da segunda temporada

The Haunting of Hill House estreou em Outubro e desde logo captou a atenção dos fãs de terror e conseguiu “ganhar” igualmente fãs de séries em geral. A segunda temporada foi recentemente confirmada mas o que sabe até à data do que pode vir aí?

A série tem como base o romance de Shirley Jackson de 1959 com o mesmo nome. A série tem o condão de evitar o terror fácil que usa e abusa de sangue e de clichês que são do conhecimento geral após tantos filmes de terror vindos de Hollywood.

Esta consegue mesmo criar algo mais existencial ao explorar uma família ao logo de dez episódios de aproximadamente 1 hora cada um. Chegamos mesmo ao ponto de sentirmos algum tipo de ligação com uma das personagens, pois são complexas e bastante diferentes umas das outras.

O terror está patente das mais diversas formas, desde vultos de fantasmas a acontecimentos trágicos que culminam no último episódio e aí é de referir que apesar da série se passar em dois espaços temporais distintos no final tudo faz sentido e tudo se une.

E é sobretudo nesse aspecto que The Haunting of Hill house é um sucesso, muito devido à orientação cuidadosa do director da série, Mike Flanagan que consegue equilibrar os problemas sociais com os sobrenaturais e logo criar a tal ligação dos espectadores com a família.

No final sentimos uma harmoniosa sensação reconfortante que tudo está no sítio certo. Assim sem grande surpresa com o sucesso da primeira temporada, a Netflix confirmou a segunda com uma história nova (seguindo o exemplo American Horror Story) que tem o título The Haunting of Bly Manor!

A segunda temporada só chegará em 2020 e deverá estrear, a exemplo da primeira, na semana de Halloween. O elenco de actores a dar vida a esta história será na grande maioria o mesmo da primeira temporada, contudo é possível haver mudanças ou adições ao elenco já existente.

O teaser da segunda temporada revelado pela Netflix é acompanhado por uma voz feminina sussurrando uma passagem do livro de Henry James,The Turn of The Screw de 1898 mais concretamente uma passagem da pagina 35 desta obra:

“The terrence and the whole place, the lawn and the garden beyond it, all I could see of the park, were empty with a great emptiness”

Este excerto é um episódio em que governanta da mansão se depara com um fantasma do lado de fora da sua janela e decide ir ao exterior investigar melhor.

Bly Manor é uma casa de campo inglesa, contudo é bem provável que seja adaptada para uma mansão americana pela produção da Netflix. A obra The Turn of The Screw começa na véspera de Natal e conta a história da referida governanta e a sua experiência após ser contratada para tomar conta de duas crianças órfãs que vivem numa mansão gigantesca chamada Bly.

Após conhecer as crianças, esta começa a temer que exista uma força maléfica sobre estas. Aos poucos a jovem governanta começa a deparar-se com duas figuras fantasmagóricas pelos terrenos da mansão e com fixação pelas duas crianças. Caso não consigam esperar por 2020, há uma adaptação para filme da obra The Turn of The Screw, chama-se The Innocents de 1961 e foi realizado por Jack Clayton e conta com Deborah Kerr no papel principal.

Ivo Gonçalves

The author Ivo Gonçalves

%d bloggers like this: