close
Filmes

Mas afinal, quem é Credence Barebone?

A receção ao filme “Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” tem sido, na melhor das hipóteses, mista. As críticas enfatizam, acima de tudo, as mudanças no lore do universo de Harry Potter. A verdade é que, apesar de algumas dessas mudanças serem leves, outras são bastante significantes… Mas será que as coisas serão realmente assim tão claras? (Seguem-se spoilers)

Com todas as reviravoltas na segunda metade de “Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”, não é de estranhar o surgimento de teorias que tentam enquadrar as novas revelações em alguma espécie de cadeia lógica de acontecimentos… Tentarei, portanto, testar a possível veracidade das várias teorias relativas ao final do segundo filme da saga “Fantastic Beasts”.

Credence

Teoria 1 – Grindelwald mentiu a Credence sobre o seu nome e parentesco com a família Dumbledore

Grindelwald é um mestre manipulador, um Hitler do mundo mágico. Aliás, seria precisamente o tipo de coisa que ele faria, mentir a Credence para que este se juntasse a si e à sua causa. Conseguiu até, pelos seus meios, arranjar uma fénix para tornar todo o aparato mais convincente.

Soa credível? Pois. A probabilidade de esta teoria se vir a revelar como sendo verdadeira é quase nula. Acabar o filme com um cliffhanger falso seria a epítome de escrita preguiçosa. Não só preguiçosa, seria inclusive um desrespeito para com os fãs.

Teoria 2 – “Credence”, cujo nome verdadeiro é Aurelius Dumbledore, é irmão ou meio-irmão de Albus

Afinal de contas, Grindelwald mencionou o parentesco de Albus e Aurelius, irmãos. Esta seria a conclusão mais simples, mas também uma das que “estragaria” mais o lore do universo. Assumir que não há qualquer nuance na frase de Grindelwald, de que presenciamos de facto a revelação de um irmão desconhecido de Albus, Ariana e Aberforth, será talvez o pior cenário possível. Todo o arco dos últimos livros à volta dos segredos de Albus ganharia um novo, e desolador, significado.

Por um lado, é altamente improvável que Aurelius/Credence seja filho de Percival Dumbledore. Credence era um bebé quando foi trocado em 1901, e Percival foi imprisionado em Azkaban 11 anos antes, em 1890. Kendra Dumbledore, por outro lado, morreu apenas em 1899, após a sua filha Ariana ter perdido o controlo da sua magia. As datas são próximas o suficiente para que possam batem certo, Credence poderia realmente ser filho de Kendra, no entanto, seria tão absurdamente anti-climático que me faz considerar que esta teoria também não é das mais credíveis. Para além de que há outra personagem falecida em 1899 que me inspira muito mais confiança, o que nos leva ao seguinte ponto…

Teoria 3 – Credence é filho de Ariana Dumbledore

“A son cruelly banished, despair of the daughter, return great avenger with wings from the water”. É esta a profecia que, segundo o que somos levados a crer, se refere a Credence. Tal como a sua mãe, Ariana faleceu também em 1899, vítima de um feitiço mortal disparado enquanto Grindelwald, Albus e Aberforth duelavam a 3. Esta é, talvez, a teoria que melhor encaixa na profecia.

Não é, todavia, uma teoria sem oposições. Se Ariana é a mãe, quem é o pai? Ariana morreu aos 14 anos, teria de ter engravidado muito cedo. É um pensamento perturbador, mas com aquela idade, provavelmente a relação até nem teria sido consensual. O que me remete para a razão que levou Percival a ser imprisionado em Azkaban. O pai de Ariana foi preso após ter assassinado 3 muggles, que atacaram a sua filha. No livro o “ataque” a Ariana não é descrito. só vemos as reações de Harry, Ron e Hermione, que demonstram choque e repulsa. A passagem, arrisco a dizer, parece-me implicar algum tipo de abuso sexual, ou até violação. Acontece que, como foi referido na teoria anterior, Percival foi aprisionado em 1890, e na altura Ariana tinha apenas 6 anos. A limitação das datas não é totalmente impeditiva, no entanto, basta olharmos para Minerva McGonagall… (porquê, J.K.?)

Outra oposição, até mais relevante, é que no caso de esta teoria ser verdadeira, Credence seria sobrinho de Dumbledore, e não irmão.

Teoria 4 – Credence foi possuído pelo Obscurus de Ariana Dumbledore

Desde o 1º filme que são traçados paralelos entre Credence Barebone e Ariana Dumbledore. Nunca foi confirmado, mas muitos fãs acreditam que, tal como Credence, Ariana era uma Obscurial. Mas e se a relação entre Credence e Ariana for ainda mais significante? Credence poderá ter herdado o Obscurus de Ariana quando esta morreu, ou até antes. Quando Grindelwald se refere a Credence como sendo irmão de Albus, estaria a dirigir-se ao Obscurus dentro dele, que assumiu a identidade tanto de Credence, como de Ariana, irmã de Albus.

Mas o que é que Credence estaria a fazer em Godric’s Hollow? Neste cenário, a questão “Quem é o Credence?” manter-se-ia. Além disso, qual a razão do nome Aurelius, de onde surgiu? Apesar de, a par da 3ª teoria, ser a mais interessante, é também uma teoria com os seus problemas. O que me leva à 5ª teoria que, por sinal, me surgiu apenas enquanto escrevia este artigo.

Teoria 5 – As teorias 3 e 4 são ambas verdadeiras

As duas teorias não são mutuamente exclusivas. Credence pode ser filho de Ariana, e ter sido ainda assim possuído pelo Obscurus da mãe. São duas hipóteses que, quando combinadas numa única teoria, eliminam vários problemas inerentes às teorias iniciais. Vejamos os problemas relativos às duas teorias antes de serem combinadas, e respetivas respostas que a fusão de teorias apresenta.

Oposições à teoria de que Credence é filho de Ariana Dumbledore:

  1. Se Credence é filho de Ariana, porque é que Grindelwald mencionou que Albus é irmão de Credence, e não tio? Isto seria explicado pelo Obscurus de Credence, ao qual Grindelwald se dirigira, porque mantém uma parte do espírito de Ariana dentro de si.
  2. Se Credence é filho de Ariana, quem é o pai? Esta questão, assumidamente, mantém-se. Não é necessariamente um problema, no entanto, é mais um ponto de especulação, algo que ainda não foi revelado, mas com certeza será, assumindo que a teoria é verdadeira.

Oposições à teoria de que Credence foi possuído pelo Obscurus de Ariana Dumbledore:

  1. Quem é Credence, e o que estaria a fazer em Godric’s Hollow? Credence seria filho de Ariana, pelo que parte da sua identidade, assim como a razão para estar em Godric’s Hollow (onde Ariana passou toda a sua vida), estariam mais que explicadas.
  2. De onde surgiu o nome Aurelius? Esta seria outra questão a revelar nos futuros filmes, mas é relativamente seguro assumir que teria sido o nome que Ariana escolheu para o filho. Como é que Grindelwald sabe o seu nome? Não sei, mas talvez o feiticeiro fosse mais próximo de Ariana do que imaginamos… Entendam como quiserem.

Conclusão final

Considerando tudo isto, há um nome que não me sai na cabeça, já desde o 1º filme: Ariana Dumbledore. As minhas fichas estão em Ariana ser a chave que desvendará o misterioso final de Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, de uma forma ou de outra. Mas uma coisa é certa, não sabemos tanto quanto achamos que sabemos.

Joel Santiago

The author Joel Santiago

Leave a Response

%d bloggers like this: