close
Filmes

Avengers: Endgame | Easter Eggs, cameos e muito mais!

É complicado falar deste filme de 3 horas sem fazer com que o artigo seja provavelmente longo. Avengers: Endgame estreou no fim de abril e depois da crítica já com alguns spoilers, chega a vez de desconstruir tudo o que são cameos, easter eggs deste filme.

Tive muito tempo para ir pesquisar e como tal, há alguns que são fáceis de perceber durante o visionamento do filme mas há outros que são aqui um bocado o sum up de algumas destas coisas:

O nome do filme já tinha sido dito numa fala de Doctor Strange em Infinity War mas também já tinha sido dito por Tony Stark anos antes em Age of Ultron na mesma cena em que Captain America diz que se tivessem de perder, também perderiam juntos.

#1 – Na primeira cena do filme, Clint está a ensinar a sua filha a disparar no arco e chama-lhe Hawkeye. Este é um nome que não aparece muito nos filmes mas nos comics, existe uma super heroína chamada Hawkeye, que, embora não seja a filha de Clint, pode passar a ser. Será que vamos ter oportunidade de no futuro ver isto, especialmente com ela a juntar-se aos Young Avengers tal como Kate Bishop (Hawkeye) nos comics? Btw, a filha de Clint é interpretada pela filha de Joe Russo, Ava!

#2 – Clint tem uma pulseira eletrónica tal como Scott tinha em Ant Man and The Wasp, devido aos acontecimentos do Civil War, sendo que os dois homens de família ficam em prisão domiciliária.

#3 – Quando a família de Clint desaparece, ouve-se um trovão, tal como se ouviu em Infinity War depois do snap e antes das pessoas começarem a desaparecer.

#4 – Quando Iron Man está no espaço a gravar a mensagem para Pepper no capacete, faz lembrar Iron Man 3 quando ele faz exatamente a mesma coisa. Mas segundo os New Rockstar, o capacete prevê o que vai acontecer visto que está estragado do lado direito da cara… O mesmo lado com que Tony deu o snap.

#5 – 22 dias no espaço, 22 filmes. Coincidência?

#6 – “It’s always been you”, Tony disse a mesma coisa a Pepper quando a nomeou para CEO das Indústrias Stark.

#7 – Tony fala do sonho que teve em Age of Ultron depois de Wanda mexer com a mente dele. No sonho viu todos mortos e o escudo do Captain America partido, um bocado a prever o que ia acontecer na batalha. É curioso porque já na altura Tony pensava “Porque não fiz mais?”.

#8 – relembra uma frase que Captain America disse em Age of Ultron que eles iam lutar juntos e mesmo que perdessem, iam fazê-lo juntos mas Tony acusa-o de ele não estar lá quando era preciso. Podem ver esta cena e a fala do #1 no vídeo abaixo a partir dos 2:30.

Um aparte só para dizer que o Cap disse a frase que todos pensávamos “Let’s take this son of a bitch”

#9 – Quando decidem ir matar Thanos, percebemos que ele destruiu as pedras usando as pedras novamente (E foi assim que o encontraram). Thor finalmente “went for the head”; coisa que não tinha ido em Infinity War que levou ao snap.

#10 – Thanos sempre disse a Nebula que quando cumprisse o seu destino, iria para um lugar a que chamava de “O Jardim” e é efetivamente o que Thanos também fez nos comics, vivendo uma vida de agricultor.

#11 – Na cena em que vemos Ant-man a sair do Quantum Realm, notamos logo no cameo de Ken Jeong como segurança. Há vários cameos da série Community como Yvette Nicole Brown também neste filme, entre outros ao longo de vários filmes da Marvel, visto que os Russo foram realizadores de alguns episódios desta série.

#12 – O tal segurança está a ler um livro de J.G. Ballard conhecido por escrever sobre o pós apocalíptico.

#13– Captain America tem o seu grupo de apoio onde vemos o cameo de Joe Russo, o realizador que interpreta a primeira personagem abertamente gay nos filmes e o cameo de Jim Starlin, o homem que criou a personagem do Thanos nos comics.

#14 – Natasha corta a sandes na diagonal enquanto fala com os seus colegas tal como Nick Fury diz que faz em Captain Marvel.

#15 – O cabelo de Danvers quando a vemos a comunicar via holograma está igual ao dos comics. Não é o corte de cabelo que lhe assenta melhor mas ao menos vai em linha.

#16 – Danvers deseja boa sorte a War Machine com um olhar longo mas com ternura que chegue. Nos comics, eles chegam mesmo a ter uma relação e como tal, pode abrir aqui portas para o futuro destes dois.

#17 – Iron Man tem agora uma filha a quem chamou de Morgan H. Stark (a quem chama carinhosamente de Maguna). Em Infinity war, Tony tinha dito a Pepper que tinha tido um sonho em que eles tinham um filho a quem lhe davam esse nome. Mas o interessante, para além de Tony ser praticamente vidente, é que para além do tio de Pepper, há um Morgan que existe na família Stark que é seu primo invejoso.

#18 – O capacete azul que a Morgan encontra, faz parte da prenda de casamento de Tony para a mulher que vai ser o fato que Pepper usa mais tarde para salvar o pessoal.


#19 – Tony reforça várias vezes que as viagens no tempo não são como os filmes fazem parecer em que há regras como não poderem encontrar-se com os seus past self ou fazer apostas desportivas como em Back to the Future 2 e apesar de irmos tendo várias referências a outros filmes sobre viagens do tempo, Endgame tem um plot muito semelhante ao de BtF.

#20 – “Love you tons” é algo que Robert Downey Jr. trouxe da sua vida pessoal porque é o que ele diz aos seus filhos.

#21 – Bruce Banner juntou os músculos do Hulk ao seu cérebro o que criou o chamado Professor Hulk nos comics, encontrando um equilíbrio.

#22 – Quando Tony chega a sede dos Avengers para lhes dizer que arranjou uma solução, depois de eles experimentarem trazer Ant-man de um ponto para o presente intacto, Tony adivinha logo o que aconteceu e devolve o escudo ao Captain, dizendo que “ele” aka o seu pai fez o escudo para Cap. Foi também perto do seu carro que Iron Man diz a Cap em Age of Ultron que ia arranjar uma casa no campo para Pepper.

#23 – A equipa dos sobreviventes reúne-se mas Hulk e Rocket têm a missão de ir buscar Thor a New Asgard que agora é na Terra. Segundo Odin, “Asgard é onde o povo está” e dizendo que podia ser em qualquer sítio.

#24 – Thor tem uma mudança de visual drástica neste filme: Está com uma barriga de cerveja grande e volta com o cabelo comprido. Tony até lhe chama Lebowski quando estão a construir a máquina do tempo e chama ao Rocket de Ratchet (do videojogo Ratchet & Clank).

#25 – Korg, o amigo feito de pedra de Thor, está a jogar Fortnite. É um bom detalhe visto que o ano passado Thanos apareceu no jogo por volta da altura de Infinity War e agora foi a altura de retribuir.

#26 – Novamente por parte dos New rockstars, é curioso perceber que a imagem das mãos deles no meio quando estão prontos a viajar é tal e qual o desenho do Arc Reactor de Iron Man (o que deu a Pepper)


#27 – Voltamos a ver cenas como Captain no elevador em Winter Soldier mas só que, desta vez, em vez de andar à luta, basta-lhe pedir o ceptro e dizer as palavras “Hail Hydra” para toda a gente do cinema e fãs de comics fliparem. Cap aqui já sabe que eles pertencem à Hydra mas nos comics, Steve chega mesmo a fazer parte dessa organização.

#28 – Depois de algumas coisas não correrem como planeado, conseguem pelo menos a Mind Stone, visto que perdem o Tesseract para o Loki que abre um portal dali para fora. Entretanto Steve Rogers luta com o seu past self e chegamos à conclusão de que o rabo dele é o rabo da América!

#29 – Como perdem o Tesseract, Cap e Iron man viajam até 1970 e vão até às instalações do Camp Lehigh que nesse tempo era a base da SHIELD mas foi onde Steve Rogers treinou e onde ganhou os seus poderes.

#30 – Tony tem um momento a sós com o pai dele, que lhe pergunta se ele procura pelo Doutor Zola, ex-cientista da Hydra e revê muito do seu pai nele próprio e Captain consegue voltar a ver Peggy em nova.

#31 – Em 1970, não só conseguem o Tesseract como ainda partículas de pym visto que Hank Pym trabalhava com pai de Tony na altura. Nesta cena, avistamos o capacete dos comics de Ant-man.

#32 – Temos dos últimos, se não mesmo o último, cameo de Stan Lee num carro que diz “nuff said” (catchphrase de Lee e que inclusive diz num dos primeiros filmes de Spider-man).

#33 – Descobrimos que Jarvis era o motorista do pai de Tony que também aparece em Agent Carter.

#34 – Ainda em 2012, Bruce fica encarregue de ir buscar a pedra do tempo (Time Stone), que é protegida ainda naquela altura pela anciã que apareceu em Doctor Strange. Ela explica-nos como retirar uma pedra da realidade, pode criar outras realidades. Percebemos aqui também que os feiticeiros ajudaram a combater a batalha de Nova Iorque.

#35 – A caminho de Vormir, Natasha e Clint relembram que “estão longe de Budapeste”, algo que já foi mencionado por eles em Avengers e também por Nick em Captain Marvel. Se isto se trata de uma missão depressa, esperamos ter respostas no filme da Black Widow sobre esta missão.

#36 – O mesmo discurso é dado pelo Red Skull e já estamos a prever o que vai acontecer. Natasha foi a última a dizer “see you in a second” antes de viajarem e é a primeira pessoa que se sacrifica.

#37 – 2014 é o ano em que Nebula e War Machine ficam encarregues da pedra do Poder em Morag. Temos o momento de dança de Quill que abre o primeiro Guardiões da Galáxia.

#38 – Quando regressam, apercebem-se que Natasha não está e existe uma cena em que só os os Avengers originais se reúnem para o luto da BW.

#39 – Com o novo gauntlet composto, só resta decidir quem vai dar o snap. Thor sugere que seja ele por ser o avenger mais forte, o que em Thor Ragnarok, na nave, vimos que não é bem verdade.

#40 – Hulk dá o snap, visto que os seus poderes vieram da radiação gama e como ele já tinha explicado antes, para se tornar no professor Hulk, ele próprio teve de passar imenso tempo no laboratório com radiação gama. “Até parece que nasci para isto”.

#41 – Hulk sofre um bocado ao pôr a luva e Cap pergunta-lhe se ele aguenta. Isto relembra-nos de quando Steve estava a receber os seus poderes e disse também que conseguia.

Depois de mais alguns acontecimentos chegamos à batalha mais épica destes 11 anos.
#42 – Thor transforma a sua roupa, cabelo e barba num visual mais guerreiro e nórdico e chama o mjolnir e a stormbreaker enquanto o ceu se ilumina de raios.

#43 – Enquanto os outros se tentam salvar, Cap, Iron Man e Thor lutam contra Thanos. Ha até um momento em que Thanos tenta enfiar a Stormbreaker no peito de Thor, tal como Thor lhe tinha feito em Infinity War em vez de apontar à cabeça!

#44 – Eis que vemos o Mjolnir a ir para as mãos do Captain America. Todos rejubilamos com isto, especialmente porque depois ele vai atirando o escudo e o mjolnir a Thanos (e ambos até fazem uma faísca quando batem um no outro como em Age of Ultron), e isto fez lembrar muito a cena em que Bucky e Cap lutavam contra o Iron Man em Civil War. O Thor ao ver isto diz “Eu sabia” porque em Age of Ultron, quando todos tentam levantar o martelo, quando chega a vez de Steve, ele mexe-se um pouco. Talvez ele conseguisse levantar ali o martelo mas não o quis fazer por causa de Thor.

#45 – Thanos no meio da luta destrói o escudo de Cap, tal como Tony tinha visto no seu sonho, e quando já não parecia haver esperança…

#46 – Captain America ouve Falcon a falar no seu intercomunicador e a dizer “On your left” que é só a private joke deles, especialmente em Winter Soldier.

#47 – Os círculos de Doctor Strange aparecem e Shuri, Okoye e Tchalla juntam-se à batalha. A partir daí, Spider-man, Mantis, Drax, Quill, Doctor Strange aparecem, acompanhados de praticamente todos os que já tiveram um papel neste universo da Marvel: os ravengers, os asgardians, a tribo de Wakanda que grita “YIBAMBEE”. Até Howard The Duck aparece armado e Pepper Potts aparece com o seu novo fato azul!

*super arrepiante*

#48 – O Cap depois de ver toda a gente pronta para a batalha profere as duas palavras mágicas que já ansiamos ouvir há tanto tempo: AVENGERS… ASSEMBLE! Isto acompanhado da música dos Avengers que começa a dar ao mesmo tempo. Isto é a prova de que ser avenger já vai para lá dos 6 originais.

Sem dúvida que e épico ver este pessoal todo a fazer frente a todos os que estão do lado de Thanos.


#49 – Tony abraça Peter, apesar de em Homecoming ele ter dito que ainda não tinham chegado lá. Pelos vistos já chegaram e é o momento mais querido da batalha!

#50 – Quando avistam a carrinha com o Quantum Realm que toca ao som do “La Cucaracha”, é necessário levar o gauntlet até lá. Eis que Wasp diz “We’re on it, Cap”. Cap tinha sido o nickname que Scott chamava a Steve e que Hope fartou-se de gozar com ele em Ant-man and the Wasp.

#51 – Quando Spider-man tem o gauntlet e Captain vê que ele está em sarilhos, lança o Mjolnir e dzi-lhe “Queens, atenção”. Isto vem do momento em Civil War em que Cap lhe pergunta de onde é que ele é e ele responde que é de Queens.

#52 – Vemos o “Instant Kill” de Spider-man a ser ativado depois de ele não ter querido saber o que fazia este modo em Homecoming.

Há todo um momento épico de Scarlet Witch e dos seus poderes a meter-se à frente de Thanos a querer vingança, e é nesse momento que Thanos diz para fazerem chover fogo, fazendo com que as naves dele se preparem para disparar novamente… até que mudam o alvo e algo entra na atmosfera.

#53 – Captain Marvel chega e destrói a nave inteiro do Titã. E claro, depois vai ajudar a levar a luva para o Quantum Realm, depois de conhecer Peter Parker que raramente se apresenta como Spider-man, e para a ajudar juntam-se todas as mulheres da Marvel. Girl Power!

Escusado será dizer que Thanos destrói a carrinha e o caso fica mal parado.

Seja Thor, Captain Marvel, Captain America e Iron Man, todos impedem Thanos de dar novamente o snap. Até que Iron Man olha novamente para Doctor Strange.

#54 – Ele já tinha ido ter com ele para saber se era esta a vez em 14 milhões em que eles ganhavam. Strange disse-lhe “Se eu te disser o que acontece, não vai acontecer”. Mas desta vez, Strange faz-lhe o sinal com o número 1 e Tony percebe que só há uma solução.

#55 – Enquanto impede Thanos novamente de dar o snap, ele abalroa-o e dá o snap novamente ao dizer “I am inevitable”. Claramente a catchphrase dele neste filme mas… nada acontece.

#56 – Eis que vemos Tony com o braço a queimar-lhe tal como aconteceu com Hulk, visto que absorveu as pedras para o seu fato e eis que diz a mítica frase “And I am… Iron Man” *snap*. Esta frase remete-nos para Iron Man (2008) que encerra com a sua revelação ao mundo e faz todo o sentido porque foi esse o filme que começou isto tudo. Claro que já se previa que Tony não se ia safar visto que usar as pedras quase matou Thanos e IM é um simples humano.

#57 – Perante a derrota, Thanos senta-se, tal como aconteceu em Infinity War e vemos várias pessoas do seu lado em certas posições que fazem lembrar o momento do snap mas do lado dos nossos heróis.

#58 – Em Infinity War, o gauntlet foi feito para a mão esquerda mas desta vez, foi feito para a mão direita, um bocado a simbolizar o lado certo. E é mesmo desse lado que vemos Iron Man todo queimado. É super triste ver Peter Parker a dizer “Mr Stark, we won…” em tal desespero, e Pepper que lhe diz “Podes descansar agora. Nós ficamos bem”, enquanto pôs a a sua mão no arc reactor que se apaga e é ai que percebemos que é oficialmente o fim deste Avenger. É curioso Pepper ter dito isto, visto que realmente Tony nunca descansava quando havia algum mal a atormentar o mundo.

#60 – No funeral, vemos Tony a falar num holograma que gravou, um bocado a lembrar a despedida do pai, e relembra o momento em que Nick Fury lhe contou que havia um mundo desconhecido no universo.

#61 – Vemos o Arc Reactor que Tony deu a Pepper no primeiro Iron Man a ser posto a boiar no rio que diz “Prova de que Tony Stark tem um coração” – e havia cenas a preto e branco no trailer que remetiam para isto, se pensarmos bem.

#62 – Toda a gente comparece no funeral, inclusive o miúdo de Iron Man 3, Harley Keener, e também Thunderbolt Ross que aparece em O Incrível Hulk.

#63 – E claro, Nick Fury, o homem que começou isto tudo!

#64 – Hawkeye diz a Wanda que gostava de contar a Natasha que ganharam e ela diz que eles sabem. Aqui poderá referir-se a Vision visto que estas duas personagens eram muito próximas deles e são duas das mortes que não podem ser desfeitas.

#65 – Jon Favreau, que interpreta Happy, pergunta a Morgan o que lhe apetece e ela diz Cheeseburgers que foi exatamente o que Tony pediu mal foi “resgatado” no primeiro Iron Man e que Robert D. Jr. diz que o ajudou muito n sua reabilitação.

#66 – Thor deixa Valkyrie a reinar Asgard e junta-se aos Guardiões chamando ao novo grupo Asgardians of The Galaxy. Curioso porque existe mesmo um comic com este nome. Será que vamos contar com ele em Guardians of the Galaxy 3? Sem dúvida que é muito bom vê-lo neste grupo, visto que ele sempre o toque mais cómico de entre todos os Avengers.

#67 – Captain America fica encarregue de devolver as Pedras do Infinito ao sítio de onde elas foram retiradas mas antes de ir vira-se para Bucky e diz “Don’t do anything stupid until I get back” ao que o Bucky responde “How can I, you take all the stupid with you” – tal também já tinha acontecido em Captain America: The First Avenger.

#68 – Steve volta já idoso ao presente e descobrimos que ele finalmente pagou a dança slow a Peggy Carter ao som de “It’s been a long long time” dos Columbia, que casou com ela, e agora chega a altura de passar o escudo a Falcon em vez de a Bucky.

#69 – Não há cenas pós créditos, nem fazia sentido, porém ouvimos o bater do martelo como ouvimos em Iron Man quando ele faz o seu primeiro fato enquanto é refém. É um ciclo finalizado, este filme iniciou esta jornada e agora encerra. Porque “Part of the journey is the end”. Uma óptima homenagem!

The Golden Take

The author The Golden Take