close
Séries

Algumas das teorias da 8ª e última temporada de Game of Thrones

Ao longo das 7 temporadas que decorreram, foram sempre muitas as teorias sobre o destino das personagens que foram compondo o elenco de Game of Thrones (A Guerra dos Tronos).

10 anos depois, a amarga derradeira temporada da série está finalmente aí à porta. A especulação está, como seria de prever, mais aguçada do que nunca. O que acontecerá, portanto, no desfecho desta magnânima história? Bem, deixamos aqui algumas teorias que correm pela Internet:

A Profecia do Azor Ahai

A profecia de Azor Ahai conta-nos a história de um homem que, com a sua espada flamejante, derrotou os Outros.

Nas primeiras temporadas achámos que “O Príncipe que foi Prometido”, como Melisandre tanto apregoa era Stannis Baratheon. Mas juntando pistas da série e dos livros rapidamente percebemos que há alguns critérios a serem cumpridos para ser-se então esta figura tão falada:

  • Como Melisandre chega a dizer “When the red star bleed and the darkness gathers, Azor Ahai shall be born again amidst smoke and salt” o que nos leva a três dos critérios: bleeding star (a tradução literal não fica bem), smoke e salt (fumo e sal)
  • Ter a espada flamejante chamada Lightbringer, cuja criação só foi possível devido ao facto de Azor Ahai sacrificar a sua mulher Nissa Nissa, o que faz crer que exige um sacrifício para então criar esta espada
  • Melisandre refere também que Azor Ahai vai acordar os dragões das pedras.
  • Tem de ser da linhagem de Aerys Targaryen e Rhaella Targaryen

(se quiserem perceber esta teoria a fundo, podem espreitar este vídeo aqui)

Com isto, há duas pessoas que preenchem a maior parte dos requisitos:

Daenerys Targaryen e Jon Snow.

Visto que Azor Ahai não pode ser literalmente traduzido para o género masculino, pode então referir-se a uma princesa que foi prometida. Aqui Dany é quem se encaixa melhor: é filha de Rhaella e Aerys, acordou literalmente os dragões das pedras, de certa forma sacrificou alguém que amava, e sacrificou-se a ela entrando na pira funerária de Khal Drogo e saindo intacta entre as chamas e ela viu a bleeding star quando fez isto.

Jon Snow é outro candidato forte visto que se provou ser da linhagem de Rhaella e Aerys, sendo neto deles, filho de Rhaegar Targaryen, irmão de Dany; ele nasceu sobre uma bleeding star, foi ressuscitado pelo Senhor da Luz e o resto ainda se poderá confirmar.


Previsão Beatriz: Vamos descobrir quem é o Azor Ahai mas se se vai confirmar que é um destes dois, é provável mas não totalmente certo. Mas era óptimo!
Previsão Joel:
Acredito que o Azor Ahai vá ser revelado, mas será o filho/a de Jon e Daenerys.

Vai-se confirmar a teoria de A + J = T, ou seja, de que Tyrion Lannister é um Targaryen

Nos livros, descreve-se que Aerys Targaryen tinha uma paixão por Joanna Lannister e que Tywin não conseguiu evitar que Aerys engravidasse então Joanna Lannister. Daqui nasce Tyrion, e não é por coincidência que Tywin sempre teve um ódio especial a Tyrion, que ia para além de Joanna ter morrido a dar à luz ao mesmo e do facto de ele ser anão, mas ele sempre disse que ele não era filho dele.

Para além disso, Tyrion Lannister libertou os dragões de Dany sem servir de refeição. Quem conseguiu fazer isto para além de Daenerys foi Jon Snow e lá está, Tyrion. Coincidências? Guess not.

Esta teoria pode facilmente vir-se a confirmar na oitava temporada.

Previsão Beatriz: Acredito que vamos ter esta confirmação que será TOP!
Previsão Joel:
Não me parece que vá acontecer, nem estou propriamente a clamar para que aconteça.

No que toca a Bran Stark há várias teorias pela Internet

  • A primeira que surgiu foi que Bran era, ou será, o Night King. É bem possível que a existência de um ”Night King” seja necessária para o equilíbrio das coisas. Há uma conexão inegável entre os dois, mas o facto de existirem ao mesmo tempo parece invalidar que sejam a mesma pessoa. Não seria totalmente surpreendente, no entanto, se o destino de Bran sempre tivesse sido sacrificar-se, tornando-se para isso no novo Night King.

Previsão Beatriz: Parece-me provável este sacrifício, tanto de Bran como de outras personagens.
Previsão Joel: 
Vai acontecer, e vou ficar muito feliz porque tenho isto na cabeça desde 2017.

  • Depois de Vladimir, ator que representa o Night King dizer nas entrevistas que a sua personagem tem um alvo que quer matar, começou a surgir a questão de que talvez o Night King e Bran (Three Eyed Raven) sejam rivais de longa data e que o NK quer a sua vingança do The Last Hero que ajudou a destruir os Outros e que foi transformado no TER.

Previsão Beatriz: Teoria provável também. Ainda vamos perceber melhor o que é isto de ser o Three Eyed Raven
Previsão Joel:
Não é descabido, mas não me parece que vá acontecer.

  • A terceira é que Bran é Bran the Builder, que construiu Winterfell e a Muralha e que, depois do Night King a destruir, a poderá reconstruir. E depois de todo o seu arco, seria bastante anticlimático que o Bran não tivesse um papel de relevo nesta temporada. Será esta, no entanto, a sua grande contribuição? Há outra teoria, à qual também não reviro os olhos, que afirma que o Bran usará a sua habilidade de warg no dragão de gelo, mas prefiro ficar-me com esta para o efeito deste artigo. Se ambas se confirmarem, melhor (não, não vai acontecer).

Previsão Beatriz: Não acredito tanto, teria de ser bem explicado
Previsão Joel:
Possível. Gostaria de ver, mas lá está, a explicação teria de ser satisfatória.

  • Sabemos também que Bran tem a habilidade também de mexer com o passado e que, tal como fez com Hodor e o “Hold the Door” no presente e que afetou Hodor no passado, também pode ter acontecido a mesma coisa com Aerys Targaryen, tendo sido Bran a transformá-lo de certa forma no Mad King, ao tentar avisá-lo de como se destroem os White Walkers. Neste caso, Aerys entrou em loop e só dizia “Burn them all”

Previsão Beatriz: Provável mas, mais uma vez, tinha de ser bem explicado!
Previsão Joel:
Acredito nesta, mas não vejo o propósito do flashback.

Quanto ao destino de Cersei, três teorias surgem

  • Jaime vai matar a sua irmã, cumprindo a profecia do valonqar, que significa irmão mais novo. Quando era nova, Cersei foi a uma vidente que lhe disse coisas que se tornaram realidade.Mas, embora não tenha sido mencionado na série, é mencionado nos livros esta profecia que diz “And when your tears have drowned you, the valonqar [High Valyrian for ‘little brother’] shall wrap his hands about your pale white throat and choke the life from you.”.Se bem se recordam, o último encontro de Cersei e Jaime foi agridoce, tendo Jaime virado as costas à irmã e sua amada o que pode significar que o seu próximo encontro não vai ser agradável, especialmente se se vier a descobrir que o filho de Cersei pode não ser de Jaime mas sim de Euron.
    • Porém há quem acredite que a Maggy como não diz “your valonqar”, este valonqar pode ser outra pessoa.

Previsão Beatriz: Era um bom plot twist na relação destes irmãos!
Previsão Joel:
Moderadamente confiante.

  • Arya vai matar Cersei com a cara de Jaime: Isto seria sem dúvida épico. Sabemos que Arya tem esta habilidade  como vimos o que ela fez com a cara de Walder Frey para vingar o Red Wedding, e não só Cersei acharia que era o irmão a matá-la, cumprindo assim a profecia, como também Arya riscava mais um nome da sua lista.

Previsão Beatriz: Acho que ainda vamos ver a lista da Arya a ser completada por isso não descarto esta hipótese. Mas não implica que seja necessariamente a cara de Jaime…
Previsão Joel:
Não me parece que vá acontecer, nem gostaria que acontecesse. Penso que a revelação de que não teria sido realmente Jaime a matar Cersei tiraria impacto à cena.

  • A outra remete para Jaime e Cersei morrerem lado a lado. Se há personagens cujas cabeças estarão a prémio na 8ª temporada, serão certamente Jaime e Cersei Lannister. Jaime segue o padrão do clássico personagem trágico que sofre uma morte dramática, enquanto a morte da sua irmã e amada foi profetizada, é necessária, e para muitos dos espectadores será bem-vinda. Morrerem os dois lado a lado seria apenas poético.

Previsão Beatriz: Meh.
Previsão Joel:
É, na minha opinião, a que faz mais sentido, e a que mais gostaria de ver realizada.

Theon salvará Yara das mãos de Euron.

Questões morais à parte, poucas personagens sofreram tormentos tão intensos como aqueles pelos quais Theon passou desde que decidiu trair a sua ”família” de Winterfell. O salvamento de Yara daria a conclusão necessária ao arco de uma personagem a quem a cobardia foi sempre uma das principais caraterísticas a ser apontada.

Previsão Beatriz: Acho que seria uma óptima maneira de se redimir!
Previsão Joel:
Tenho poucas dúvidas que aconteça, falta saber se morrerá ou não durante o salvamento…

A batalha final travar-se-á em Winterfell.

Winter-Fell. Sim, estou ciente que 75% dos fãs de Game of Thrones já fez esta associação. Não seria totalmente surpreendente que, tal como foi para Ramsay, Winterfell fosse o local que marca a derrota do Night King e do seu respetivo exército, representando assim a figurativa queda do Inverno.

Previsão Beatriz: Seria épico que isto acontecesse! Voltar onde tudo começou, onde o Inverno “caiu” – Winterfell
Previsão Joel:
Não seria surpreendente.

Sandor derrotará finalmente Gregor em batalha, acontecendo assim o Cleganebowl. 

CLEGANEBOWL. Há quanto tempo estamos à espera disto? A interação entre ambos na passada temporada deu ainda mais credibilidade à teoria de que o confronto entre os dois irmãos acontecerá. Espero, claro, que com a vitória e respetiva vingança do Sandor.

Há quem acredite que isto virá no seguimento de um julgamento por combate, em que Cersei escolherá como campeão o Montanha feito zombie e que o The Hound se vai chegar à frente para derrotar o irmão.

Previsão Beatriz: Yes, please! Queremos vingança para o The Hound! Por alguma razão, ele ainda se mantém vivo…
Previsão Joel:
Vai acontecer! Certo? Tem de acontecer.

Melisandre regressa com um exército de combatentes renascidos por R’hllor.

Tanto quanto sabemos, Melisandre ainda se encontra em Volantis. No entanto, ela própria afirmou estar destinada a morrer em Westeros, e é provável que a voltemos a ver nesta última temporada. Imaginem agora, se o tempo dela em Volantis tivesse sido gasto a reunir outros sacerdotes e sacerdotisas, e que consigo trouxessem um exército erguido por R’hllor, Lord of Light, composto por guerreiros cujos corpos foram queimados? Mance, Viserys, quem sabe até Drogo. Vai acontecer? Provavelmente não.

Previsão Beatriz: Ela disse que voltaria por isso… pode acontecer!
Previsão Joel:
Estou confiante que voltará. Quanto ao resto, para meu infortúnio, é demasiado improvável e não faria muito sentido.

Jon Snow sucumbirá na batalha com o Night King.

A morte não gosta de ser roubada. Jon Snow pereceu no último episódio da 5ª temporada, e a sua ressureição aconteceu sob um propósito, de acabar com o inverno. Quando esse propósito for cumprido, é de esperar que regresse ao outro lado.

Previsão Beatriz: Quem sabe será ele a fazer o sacrifício de se tornar o Night King ou se será o sacrificado…
Previsão Joel:
Muito confiante de que isto acontecerá.

A Daenerys que conhecemos morrerá após perder Jon Snow.

Se as entrevistas de Emilia Clarke forem um bom indicativo, a Daenerys não sairá muito bem vista desta última temporada. As suas ações na última temporada, mostram que não aprendeu assim tanto. A morte de Jon Snow, a única pessoa que poderia controlar os seus impulsos, será o ponto que a fará quebrar. O que isso significará, só o tempo pode dizer. Há quem diga que enlouquecerá, que será transformada numa White Walker, ou até que, simplesmente, morrerá.

Previsão Beatriz: Acho que ela vai-se passar mas que se vai querer vingar na mesma e só depois disso, talvez acontecesse isto.
Previsão Joel:
Ligeiramente menos confiante do que em relação à morte do Jon, mas consideravelmente confiante ainda assim.

Jon e Daenerys terão um bebé, e este será o herdeiro do trono de Westeros.

É difícil arranjar um fim que se adeque melhor à essência da história do que este. Acredito que, pelo fim da temporada, Jon estará morto, e Daenerys se não o estiver também, no mínimo não estará apta para governar. A ameaça terá sido repelida, mas será necessário um líder para os tempos de prosperidade. Um/a possível filho/a do casal, os grandes responsáveis pelo fim do Inverno seria a melhor pessoa para os liderar. Tyrion, quem melhor, que privou com os seus pais e sabe da responsabilidade que um cargo desta magnitude comporta, seria o regente enquanto a criança não chegasse à idade de governar.

Previsão Beatriz: Yassss.
Previsão Joel:
Demasiado bom para ser verdade. Mas nenhum final se afigura melhor do que este aos meus olhos.

Confirmação de que Gendry é o filho de Robert Baratheon e Cersei Lannister

Foi logo na primeira temporada que Cersei Lannister conta a Catelyn Stark que o seu filho primogénito morreu à nascença. Mas também vemos Ned Stark a falar com Gendry, com o mesmo a descrever que a sua mãe era loira e que lhe cantava canções. Afinal Gendry pode ser mais do que um bastardo…

Previsão Beatriz: Acho que já sabemos all along que isto é verdade, só temos é que perceber o que pode acontecer depois disto
Previsão Joel:
Não me parece.

Aparecimento da Lady Stoneheart…

Sabemos bem que provavelmente esta teoria não vai acontecer mas é uma das teorias dos livros que gostaríamos de ver contemplada na série. Nos livros, Lady Stoneheart é Catelyn Stark ressuscitada. Há quem ache mesmo que ela já apareceu mas que poucos repararam…

Previsão Beatriz: Eu gostava, mas provavelmente não acontece
Previsão Joel:
O tempo para uma possível aparição de Lady Stoneheart já passou, infelizmente.

Samwell é o narrador da história de Game of Thrones

Esta teoria surgiu durante a temporada 7, quando Sam está com o Grão-Mestre Ebrose e sugere um título mais poético para o livro cujo nome é “The Chronicles of the Wars Following the Death of King Robert I”. Como muitos dizem, que nome mais poético do que “A Song of Ice and Fire”? Especialmente depois de ser Sam a descobrir a verdade sobre Jon Snow?

Assim Sam seria a representação de George R.R. Martin na série, sendo o narrador de toda a história que conhecemos e o criador da obra que conhecemos.

Previsão Beatriz: SIM SIM SIM SIM SIM!
Previsão Joel:
Demasiado ”meta”, mas acaba por não ser uma teoria descabida.

Para além destas teorias, os criadores da série criaram uma playlist que, como eles dizem, contém pistas para o final da temporada de Game of Thrones! A nosso ver, contém pistas para a temporada inteira mas deixamos à vossa imaginação e perspicácia o desvendar deste mistério! Podem ouvi-la aqui em baixo:

E vocês, que teorias têm? Partilhem connosco!

Artigo de Joel e Beatriz

Tags : game of thronesGuerra dos TronosHBOoitava temporadasérie de televisãoteorias
Joel Santiago

The author Joel Santiago

%d bloggers like this: